Podcast de educação médica português. Resolve connosco perguntas de escolha múltipla baseadas em vinhetas clínicas. Queremos ajudar-te na tua preparação para a Prova Nacional de Acesso à especialidade. Produzido pela equipa medapprentice.com.
Episódio 0089: Especial
Neste episódio, ficamos à conversa com a nossa convidada, Marta Figueiral, onde nos fala sobre o seu percurso médico fora de Portugal. Com o objetivo de iniciar o internato de cardiologia nos EUA, Marta Figueiral realiza investigação na área das miocardiopatias na Mayo Clinic.
Curioso? Não percas este episódio e fica a conhecer um pouco mais o funcionamento do internato médico nos EUA!
Créditos:
Mariana Duarte Almeida
David Meireles
David Campos
Marta Figueiral (convidada)
Pedro Fialho (edição de som)
Para mais conteúdo, explora o nosso site https://www.medapprentice.org/home e redes sociais @medapprentice.
---
Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/96s/message
2/23/2024 • 35 minutes, 6 seconds
Episódio 0089: Homem de 68 anos com dispneia e palpitações.
Um homem de 68 anos, previamente saudável, recorre ao Serviço de Urgência por dispneia e palpitações com início no próprio dia. O doente refere que estava sentado a ver televisão quando iniciou dispneia de modo súbito, que foi precipitada por palpitações e que agrava com o decúbito dorsal. Nos últimos meses realça-se cansaço para esforços, enfartamento pós-prandial, edemas periféricos, uma descida do perfil tensional habitual e o surgimento de diarreia ocasional. Nesse contexto, realizou um ecocardiograma transtorácico, que revelou dilatação auricular esquerda, hipertrofia concêntrica das paredes do ventrículo esquerdo, nomeadamente hipertrofia do septo interventricular (17 mm), que se apresenta com aspeto mosqueado, sinais indiretos de aumento das pressões de enchimento e fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 58%. Encontra-se também a aguardar consulta de Ortopedia por síndrome do túnel cárpico bilateral. Sem outros antecedentes relevantes. Não toma qualquer medicação. Os sinais vitais indicam tensão arterial de 89/54 mmHg, frequência cardíaca de 146/minuto, saturação periférica de oxigénio sem oxigenoterapia adicional de 87% e temperatura timpânica de 36.8ºC. O doente encontra-se agitado, desconfortável, polipneico em ar ambiente e com prolongamento do tempo de reperfusão capilar (4 segundos). Corado e hidratado. A auscultação cardíaca revela S1 e S2 irregulares e taquicárdicos, sem sopros aparentes. A auscultação pulmonar revela exuberantes crepitações bibasais. Edemas periféricos abaixo dos joelhos. Sem turgescência venosa jugular. Analiticamente, destaca-se apenas uma creatinina de 1.6 mg/dL e um NTproBNP de 5364 pg/mL. O eletrocardiograma revela fibrilhação auricular com resposta ventricular rápida (146/min) e QRS com baixa voltagem nas derivações pré-cordiais e ondas Q em DII, DIII, aVF, V5 e e V6.
Qual o mecanismo fisiopatológico subjacente à descompensação descrita?
Não fiques só a ouvir, resolve os casos por ti.
Responde e vê as respostas dos teus colegas aqui: https://www.medapprentice.org/cc-visita
Créditos:
Mariana Duarte Almeida (origem da pergunta) + David Meireles + David Campos (revisão da pergunta)
Marta Figueiral (responde)
Pedro Fialho (edição de som)
Segue-nos nas redes socais em @medapprentice.
---
Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/96s/message
2/21/2024 • 17 minutes, 32 seconds
Episódio Live IG sobre IFG - Recap
Gravação da live no Instagram do dia 8 de Dezembro sobre o Internato de Formação Geral.
Hosts:
André Pita
Bernardo Cavadas
David Meireles
---
Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/96s/message