Este programa nasce da necessidade de aproximar a comunidade artística portuguesa das fontes de financiamento europeias.
Episódio #12 -Luísa Proença - Ponto de Contacto Nacional do programa CERV (Cidadão, Igualdade, Direitos e Valores)
O programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores – é o programa de financiamento da Comissão Europeia, que apoia o desenvolvimento de projetos que promovam a não discriminação e a igualdade de género, os direitos da criança, a memória europeia e o envolvimento dos cidadãos, bem como o combate ao racismo e à violência com base no género. O programa CERV faz parte do “lote” de programas menos conhecidos. Esta conversa com Luísa Proença, Ponto de Contacto Nacional para o CERV, dá-nos nota de que, apesar de não ser um programa diretamente ligado à cultura, este programa possibilita de forma muito clara e efetiva o apoio a projetos com forte cariz cultural ou onde a cultura e as artes desempenham um papel fundamental, por vez instrumental, mas não menos relevante por isso.
26.12.2022 • 36 Protokoll, 21 Sekunden
Episódio #11 - Nuno Saraiva - Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes
Para além das suas atividades regulares, Nuno Saraiva lidera vários projetos Europeus cofinanciados pelo programa Europa Criativa: Europe in Synch, Musika Peripherika, European Ghosts e Digital Path to Market (MusicAire). Conta com 30 anos de experiência profissional na indústria da música, é director das editoras SCL Lda e Lusitanian Music Publishing, cofundador e atual Presidente Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes e cofundador do Festival Westway LAB, em Guimarães. Esta é uma conversa incontornável de aprendizagem e troca de experiências em matéria de projetos europeus na área da música.
12.12.2022 • 43 Protokoll, 18 Sekunden
Episódio #10 – Cláudia Guerreiro – Câmara Municipal de Cascais
Neste episódio Cláudia Guerreiro explica-nos a aposta da Câmara Municipal de Cascais numa programação contínua por seis meses, que inclui espetáculos de música, teatro e exposições. Trata-se de um festival alargado a todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que teve como premissa a seleção de trabalhos que, quer pelo seu conteúdo alternativo, quer pela sua singularidade, distinção artística e originalidade, acrescentassem valor ao panorama artístico nacional. Este foi um projeto apresentado ao Programa Operacional de Lisboa no aviso “Programação Cultural em Rede” cujo principal objetivo foi promover apoio financeiro a investimentos que visassem promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística.
28.11.2022 • 45 Protokoll, 23 Sekunden
Episódio #9 – Margarida Oliveira – Horizonte Europa - Ponto de Contacto Nacional
Margarida Oliveira é Ponto de Contacto Nacional para o Horizonte Europa, especificamente nas áreas de Cultura e Criatividade, Sociedade Inclusiva e Segurança Civil, na Agência Nacional de Inovação. A função do Ponto de Contacto Nacional é promover o programa Horizonte Europa, designadamente a participação de entidades nacionais em projetos dando apoio à comunidade a navegar no programa, a conhecer as regras de participação, identificar oportunidades, disseminar ferramentas úteis, a pesquisar parceiros, entre outros. Nesta conversa, são explicadas as várias componentes do programa e apresentados bons exemplos de projetos culturais e criativos financiados por este programa que abrem o apetite para novas ideias e novos projetos neste novo ciclo.
14.11.2022 • 59 Protokoll, 9 Sekunden
Episódio #8 – Ana Vitorino – Visões Úteis
Ser artista é ser cidadão. Este foi o mote da nossa conversa coma a Ana Vitorino, do coletivo artístico Visões Úteis. Uma ligação virtuosa entre ética e estética dá corpo ao projeto Reclaim the Future dando voz a diferentes periferias europeias, sublinhando o seu papel e importância na construção de um futuro partilhado, descobrindo pontos de contacto entre comunidades geograficamente distantes. O projeto, financiado pelo programa Europa Criativa, teve a duração de dois anos e terminou em 2018 com um evento em Bruxelas, construído coletivamente e integrando elementos e contributos das comunidades locais dos diferentes países. Em torno do tema dos “carnavais” e através da colaboração artística o projeto explora os desejos e os desafios na construção de um futuro partilhado. O evento português, coproduzido pela Câmara Municipal do Porto e inserido no Programa “Cultura em Expansão”, aconteceu em julho de 2017 e foi inspirado pelo desejo de dar visibilidade pública ao trabalho de agentes, entidades, coletivos e associações de Campanhã com quem o Visões Úteis levou a cabo sessões de trabalho regulares.
31.10.2022 • 48 Protokoll, 52 Sekunden
Episódio #7 – Leonel Alegre – Arteria Lab, Universidade de Évora
Leonel Alegre é químico de formação, mas dedicou grande parte do seu tempo profissional à comunicação e educação de ciência em ambientes não formais. Na Universidade de Évora, onde é investigador, coordena projetos transdisciplinares de empreendedorismo cultural e criativo e de participação cívica. Magallanes ICC é um destes projetos. Financiado pelo programa de Cooperação Territorial Europeu Transfronteiriço Espanha-Portugal 2014-2022 (INTERREG) e envolvendo 3 regiões – Andaluzia, Alentejo e Algarve – o objetivo deste projeto é atrair e fixar indústrias culturais e criativas nestas regiões, através da criação de infraestruturas e programas de apoio do empreendedorismo. Neste contexto, a Universidade de Évora criou o laboratório criativo _ARTERIA_LAB, que apoia 15 criativos em todo o Alentejo a desenvolverem as fases iniciais dos seus projetos.
17.10.2022 • 49 Protokoll, 5 Sekunden
Episódio #6 – Mónica Guerreiro – Coliseu Porto Ageas
Com a Mónica Guerreiro, do Coliseu Porto Ageas, soubemos mais do projeto financiado pelo Horizonte Europa PREMIERE. O Projeto PREMIERE (Performing arts in a new era: AI and XR tools for better understanding, preservation, enjoyment and accessibility) pretende desenvolver tecnologia – inteligência artificial, realidade estendida (XR) e 3D – para criar, preservar e valorizar o património europeu das artes performativas. A candidatura ao Horizonte Europa reuniu 12 parceiros de seis países e obteve financiamento a 100%. A participação portuguesa partiu do Coliseu, que convidou mais três entidades nacionais: Medidata, FITEI e Fórum Dança. Esta iniciativa, que arranca em outubro de 2022, pretende aumentar a visibilidade e alcance das performances e apoiar tanto os espectadores na busca de conteúdos relevantes como os produtores e curadores na comunicação dos seus trabalhos para públicos mais vastos.
3.10.2022 • 44 Protokoll, 19 Sekunden
Episódio #5 – Sara Machado – Europa Criativa
Uma conversa sobre a vertente de financiamento cultura do programa Europa Criativa e sobre a recente necessidade de valorização da sustentabilidade ambiental e da inclusão social nas candidaturas ao programa. Uma nova lógica que pretende uma sensibilização relativamente a estas questões e sobre a capacidade única que os projetos culturais dispõem para o fazer. O Centro de Informação Europa Criativa é uma estrutura, cofinanciada pela Comissão Europeia e pelo governo de Portugal, com vista à difusão de informação sobre o Programa Europa Criativa junto dos profissionais dos sectores cultural e criativo, a promoção e divulgação do acesso ao mesmo e a prestação de apoio a candidatos ou outros interessados nas atividades do Programa, nomeadamente na preparação das suas candidaturas.
18.9.2022 • 46 Protokoll, 11 Sekunden
Episódio #4 – Rui Pedro Dâmaso – OUT.RA
Um diálogo que nos transporta numa viagem que liga o Barreiro, Skaņu Mežs na Letónia, Wilde Westen, na Bélgica e Kontraklang na Alemanha através do projeto REMAIIN (Radical European Music and its Intercultural Nature) financiado pelo Programa Europa Criativa. Uma iniciativa que investiga influências culturais não europeias na música experimental, vanguardista e inovadora do presente e do passado e que irá promover concertos, exposições e performances, nestes três países, a par com atividades no contexto do tema do projeto. A OUT.RA é uma associação sem fins lucrativos que promove, a partir do Barreiro, a celebração das músicas aventureiras ou de vanguarda. Produz e programa os festivais OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro e SONICA EKRANO – Cinema Documental e as Músicas das Margens, e tem protagonizado diversos outros projetos com financiamento europeu.
7.9.2022 • 46 Protokoll
Episódio #3 – Ivo Oosterbeek – Mapa das Ideias
O projeto MEMEX estuda o papel das dinâmicas patrimoniais na inclusão social, e como ferramentas digitais podem promover um acesso inclusivo aos patrimónios culturais tangíveis e intangíveis, facilitando encontros, discussões e interações com comunidades em risco de exclusão. A aplicação desenvolvida por este projeto financiado pelo programa Horizonte Europa permite combinar experiências e memórias pessoais com conteúdos digitais, permitindo que os participantes contem as suas histórias. Assim nos diz Ivo Oosterbeek da Mapa das Ideias, uma instituição criada há mais de 20 anos a partir de ideia simples, mas ambiciosa de criar experiências e projetos centrados na cultura, no património e na cidadania, construindo relações entre os públicos, as artes e o conhecimento.
7.9.2022 • 32 Protokoll, 5 Sekunden
Episódio #2 - Maria do Céu Santos – Companhia de Música Teatral
Não sendo uma coisa muito difícil também não é uma coisa trivial e requer alguma prática. Assim nos diz Maria do Céu Santos numa conversa dedicada ao projeto europeu SENSESQUARED apresentado no âmbito do Programa ERASMUS+ Ação Chave 2. O projeto SENSESQUARED assenta numa colaboração europeia com seis parceiros de cinco países europeus e irá desenvolver exercícios, contextos, ferramentas e kits para uma abordagem sensorial e uma atitude artística na educação e na sociedade. A conferência de Lisboa, que se realizará a 26 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, marcará um dos pontos altos desta iniciativa onde todos os parceiros participantes irão apresentar e discutir as suas atividade e resultados.
7.9.2022 • 32 Protokoll, 20 Sekunden
Episódio #1 - Luís Miguel Rodrigues – Glocalmusic
Uma conversa sobre o projeto (In)Different Journey que tem como ponto de partida o livro A ilha desconhecida, de José Saramago. Daqui, surge um trabalho exploratório de desenvolvimento de práticas artísticas, ligando-as à interface Mackey Mackey. Uma conversa em torno de um projeto de formação artística, financiado pelo Programa ERASMUS+ Ação Chave 2, com particular ênfase na experimentação e aprofundamento de ferramentas, para intervenção artística com pessoas com deficiência, que nos dá a conhecer um processo colaborativo de construção do projeto que permitiu, não só aproveitar a experiência dos parceiros internacionais, como dar continuação a um conjunto de ações levadas a cabo em projetos anteriores por esta cooperativa.