PROGRAMA BRASIL LATINO – RÁDIO USP O programa Brasil Latino, produzido e apresentado pelo jornalista Marco Piva, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). O programa traz um panorama da América Latina a partir da produção acadêmica da Universidade de São Paulo e da visão de personalidades da sociedade brasileira. As entrevistas abordam temas da atualidade e da história do continente nas diferentes áreas do conhecimento, sempre com a participação de professores, pesquisadores e especialistas. Brasil Latino também apresenta músicas com influência latino-americana. A produção de áudio é de Paul Martins, com Alexandre Vega e Vitor Coutinho Piva na produção de texto e curadoria musical de Carlinhos Antunes. Para entrar em contato com o Brasil Latino, escreva para ouvinte@usp.br ou mapiva@uol.com.br
A vala de Perus, com Camilo Vannuchi
(PT)
A história do escritor e jornalista Camilo Vannuchi traz as marcas de um tempo sombrio do Brasil. Seu pai ficou preso seis anos durante o regime militar. Um primo, Alexandre Vannuchi Leme, estudante de Geografia da USP, foi torturado e morto em 1973. Para homenageá-lo, o Diretório Central dos Estudantes leva seu nome.
Mas, foi a partir do trabalho que fez na Comissão da Verdade da Prefeitura do Município de São Paulo, na gestão do prefeito Fernando Haddad, que Camilo Vannuchi se interessou por um dos episódios mais reveladores do que acontecia nos porões da ditadura militar brasileira: a vala clandestina no cemitério de Perus, na zona norte da capital paulista. O livro “A vala de Perus: uma biografia” (Alameda Editorial) traz novos detalhes sobre esse acontecimento.
Nesse local, em 1990, durante a primeira administração do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade, foi descoberta uma vala comum com mais de mil ossadas, muitas delas pertencentes a presos políticos assassinados pelo regime. O árduo trabalho de identificação das ossadas já leva mais de 30 anos e até agora somente três prisioneiros políticos tiveram suas identidades confirmadas.
(ES)
La historia del escritor y periodista Camilo Vannuchi lleva las huellas de una época oscura en Brasil. Su padre estuvo preso durante seis años durante el régimen militar. Un primo, Alexandre Vannuchi Leme, estudiante de Geografía en la USP, fue torturado y asesinado en 1973. Para honrarlo, el Directorio Central de Estudiantes lleva su nombre.
Sin embargo, fue a partir del trabajo que realizó en la Comisión de la Verdad del Municipio de São Paulo, bajo el alcalde Fernando Haddad, que Camilo Vannuchi se interesó por uno de los episodios más reveladores de lo ocurrido en los sótanos de la dictadura militar brasileña: la zanja clandestina en el cementerio de Perus, en el norte de la capital paulista. El libro “A vala de Perus: uma biografia” (Alameda Editorial) aporta nuevos detalles sobre este hecho.
Allí, en 1990, durante la primera administración del Partido de los Trabajadores (PT) en la ciudad, se descubrió una zanja común con más de mil huesos, muchos de ellos pertenecientes a presos políticos asesinados por el régimen. El arduo trabajo de identificación de los huesos se ha llevado a cabo durante más de 30 años y hasta ahora solo se ha confirmado la identidad de tres presos políticos.
2/2/2021 • 53 minutes, 39 seconds
Programa Musical, com Ju Cassou
(PT)
A musicista, hoje em São Paulo, nos conta um pouco da sua trajetória como pianista, cantora e arranjadora, tendo desenvolvido trabalhos importantes em grupos como "Garganta Profunda" e "Rio Jazz Orchestra". Participou do “Projeto Novo Canto Rio” tendo Jorge Ben Jor como padrinho e participação no seu álbum de estreia "Muito Prazer". É a dubladora brasileira de "Bela", do clássico da Disney "A Bela e a Fera". Ao longo do programa, contaremos com algumas das canções autorais de seu vasto repertório musical.
(ES)
Ju Cassou, hoy en São Paulo, nos cuenta un poco de su carrera como pianista, cantante y arreglista, habiendo desarrollado importantes trabajos en grupos como "Garganta Profunda" y "Rio Jazz Orchestra". Participó en el “Proyecto Novo Canto Rio” con Jorge Ben Jor como su padrino y participación en su disco debut “Muito Prazer”. Es la actriz de doblaje brasileña de "Bela", del clásico de Disney "La Bella y la Bestia". A lo largo del programa, contaremos con algunas de las canciones de su amplio repertorio musical.
12/16/2020 • 55 minutes, 43 seconds
O ano que não existiu, com Renato Janine Ribeiro
(PT)
2020 pode ser considerado o ano que não existiu. Por causa da pandemia da covid-19, o mundo parou à espera de uma vacina enquanto a economia naufragou, provocando desemprego, mais fome e miséria. Definitivamente, ninguém e nenhum governo estava preparado para enfrentar as consequências de uma doença desconhecida e que alcançou escala global.
Mas, e o que dizer do Brasil e da América Latina? Que lições tirar desse momento da humanidade que castiga populações inteiras? Como as instituições que garantem a democracia estão enfrentando esse trágico momento? Na esfera das relações de poder, o que está mudando? Com a derrota de Donald Trump, governantes de extrema-direita saem enfraquecidos? Para falar sobre esses assuntos, o Programa Brasil Latino conversa nesta edição com o filósofo e ex-ministro da Educação (governo Dilma Rousseff), Renato Janine Ribeiro.
(ES)
2020 puede considerarse el año que no existió. Debido a la pandemia del covid-19, el mundo dejó de esperar una vacuna mientras la economía se hundía, provocando desempleo, más hambre y miseria. Definitivamente, nadie ni ningún gobierno estaba preparado para enfrentar las consecuencias de una enfermedad desconocida que alcanzó una escala global. Pero, ¿qué pasa con Brasil y América Latina? ¿Qué lecciones se pueden aprender de este momento de humanidad que castiga a poblaciones enteras? ¿Cómo están las instituciones que garantizan la democracia frente a este trágico momento? En el ámbito de las relaciones de poder, ¿qué está cambiando? Con la derrota de Donald Trump, ¿se debilitan los gobernantes de extrema derecha?
Para hablar de estos temas, el Programa Brasil Latino conversa acerca de este tema con el filósofo y exministro de Educación (gobierno de Dilma Rousseff), Renato Janine Ribeiro.
12/16/2020 • 51 minutes, 50 seconds
Identidade latino-americana, com Angelica Lovatto
(PT)
Pensar a política na América Latina não é uma tarefa fácil. Ocupado majoritariamente por espanhóis e portugueses, o continente sofreu a espoliação típica do processo de colonização. O resultado é o controle das metrópoles centrais sobre os países da periferia, evitando assim movimentos soberanos e de ruptura com a dependência econômica. O processo de globalização do capitalismo enfraqueceu ainda mais as nações latino-americanas, o que veio acompanhado de desestabilizações políticas e de imensas dificuldades para a consolidação da democracia. Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva conversou com Angelica Lovatto, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP (campus Marília) e do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, onde coordena o Grupo de Pesquisa CNPq “Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano”. Atualmente desenvolve estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Lovatto é pesquisadora do IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos (UFSC).
(ES)
Pensar en política en América Latina no es tarea fácil. Ocupado principalmente por españoles y portugueses, el continente sufrió el expolio típico del proceso de colonización. El resultado es el control de las metrópolis centrales sobre los países periféricos, evitando así movimientos soberanos y rompiendo con la dependencia económica. El proceso de globalización del capitalismo ha debilitado aún más a las naciones latinoamericanas, lo que ha ido acompañado de desestabilizaciones políticas e inmensas dificultades para consolidar la democracia. En esta edición de Brasil Latino, el periodista Marco Piva conversó con Angélica Lovatto, profesora del Programa de Posgrado en Ciencias Sociales de la UNESP (campus Marília) y del Departamento de Ciencias Políticas y Económicas, donde coordina el Grupo de Investigación CNPq “Pensamiento Político Brasileño y latinoamericano ”. Actualmente se encuentra desarrollando una pasantía postdoctoral en el Instituto de Estudios Políticos y Sociales de la Universidad Estatal de Río de Janeiro (IESP-UERJ). Lovatto es investigador en IELA - Instituto de Estudios Latinoamericanos (UFSC).
12/3/2020 • 52 minutes, 41 seconds
O investimento chinês na América Latina, com Giorgio Romano
(PT)
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Giorgio Romano, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Ele está lançando o livro “Oásis para o capital - solo fértil para a ‘corrida de ouro’: A dinâmica dos investimentos produtivos chineses no Brasil” (Appris Editora). A obra é resultado de pesquisa financiada pelo CNPq para o Observatório de Política Externa e de Inserção Internacional do Brasil.
(ES)
En esta edición de Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista a Giorgio Romano, profesor de Relaciones Internacionales de la Universidad Federal de ABC y doctor en Sociología de la Universidad de São Paulo. Está lanzando el libro "Oasis para el capital: suelo fértil para la 'fiebre del oro': la dinámica de las inversiones productivas chinas en Brasil" (Appris Editora). El trabajo es el resultado de una investigación financiada por el CNPq para el Observatorio de Política Exterior e Inserción Internacional de Brasil.
11/26/2020 • 54 minutes
A guerra das milícias, com Bruno Paes Manso
(PT)
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Na conversa, o estudioso nos relata a história que vai dos esquadrões da morte às milícias, destacando a trajetória da violência que, numa espiral crescente, foi tomando formas cada vez mais próximas de uma ocupação criminosa do Estado do Rio de Janeiro.
(ES)
En esta edición de Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista a Bruno Paes Manso, investigador del Centro de Estudios de la Violencia de la USP. En la conversación, el académico nos cuenta la historia que va de los escuadrones de la muerte a las milicias, destacando la trayectoria de la violencia que, en una espiral creciente, tomó formas cada vez más cercanas a una ocupación criminal del Estado de Río de Janeiro.
11/26/2020 • 54 minutes, 46 seconds
As relações entre Europa e América Latina, com Gaspard Estrada
(PT)
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Gaspard Estrada, diretor-executivo do Observatório Político da América Latina e do Caribe da Universidade Sciences Po (Paris), e colaborador dos jornais Le Monde e The New York Times. Segundo ele, entre avanços e retrocessos, a maioria dos países latino-americanos e caribenhos ainda busca encontrar seu próprio caminho enfrentando dificuldades históricas como a fragilidade democrática e a desigualdade social.
(ES)
En esta edición de Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista a Gaspard Estrada, director ejecutivo del Observatorio Político de América Latina y el Caribe de la Universidad Sciences Po (París), y colaborador de los periódicos Le Monde y The New York Times. Según él, en medio de avances y retrocesos, la mayoría de los países de América Latina y el Caribe todavía están tratando de encontrar su propio camino frente a dificultades históricas como la fragilidad democrática y la desigualdad social.
11/26/2020 • 54 minutes, 5 seconds
Música latino-americana, com Carolina Andrade e Giulia Faria
(PT)
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva recebe as compositoras Carolina Andrade e Giulia Faria. Em 2015, quando eram estudantes da ECA-USP, criaram o projeto "Volver a Latinoamerica", que resgata a melhor tradição musical do continente com compositores que marcaram época e fizeram história. Silvio Rodriguez, Pablo Milanez e Violeta Parra são algumas das fortes influências que marcam o repertório da dupla.
(ES)
En esta edición de Brasil Latino, el periodista Marco Piva recibe a las compositoras Carolina Andrade y Giulia Faria. En 2015, cuando eran alumnos de ECA-USP, crearon el proyecto "Volver a Latinoamerica", que rescata la mejor tradición musical del continente con compositores que marcaron el tiempo e hicieron historia. Silvio Rodríguez, Pablo Milanez y Violeta Parra son algunas de las fuertes influencias que marcan el repertorio del dúo.
11/26/2020 • 53 minutes, 20 seconds
Eleições nos EUA são decisivas para a América Latina, com Lucas Leite
(PT)
o próximo dia 3 de novembro de 2020, a América Latina poderá ingressar em uma nova etapa caso o candidato democrata Joe Biden vença o atual presidente Donald Trump. As pesquisas indicam essa tendência. Mas, o que de fato poderá mudar? E se houver uma reviravolta e Trump vencer? São questões abordadas na edição do Brasil Latino de 5 de outubro que teve a participação de Lucas Leite, professor de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e idealizador do canal de Youtube “Em dupla com consulta”.
Para Lucas Leite, o processo eleitoral está fortemente marcado por uma conjuntura mundial totalmente nova com a pandemia da Covid-19, que, inclusive, afetou o próprio presidente Trump. O comportamento dos eleitores em estados decisivos como Ohio, Pensilvânia e Flórida podem determinar o vencedor. Leite acredita que o panorama atual favorece Biden, especialmente na economia, onde Trump começou bem o ano, mas agora não tem mais esse trunfo na mão. Outro fator que favorece o candidato democrata é a sua vice, a senadora pela Califórnia, Kamala Harris. Identificada com as questões raciais, sua presença na chapa soma votos na comunidade negra, fortemente mobilizada nos últimos meses após o assassinato de George Floyd por um policial branco.
(ES)
El próximo 3 de noviembre de 2020, América Latina podría entrar en una nueva etapa si el candidato demócrata Joe Biden derrota al actual presidente Donald Trump. La investigación indica esta tendencia. Pero, ¿qué puede cambiar realmente? ¿Qué pasa si hay un cambio y Trump gana? Son temas abordados en la edición del 5 de octubre de Brasil Latino, que contó con la participación de Lucas Leite, profesor de Relaciones Internacionales de la Fundación Armando Álvares Penteado (FAAP) y creador del canal de YouTube “Em dupla com consulta”.
Para Lucas Leite, el proceso electoral está fuertemente marcado por una situación global completamente nueva con la pandemia de Covid-19, que incluso afectó al propio presidente Trump. El comportamiento de los votantes en estados clave como Ohio, Pensilvania y Florida puede determinar al ganador. Leite cree que el escenario actual favorece a Biden, especialmente en la economía, donde Trump comenzó bien el año, pero ahora ya no tiene ese activo. Otro factor que favorece al candidato demócrata es su compañera para la posición de vicepresidenta, la senadora por California Kamala Harris. Identificado con cuestiones raciales, su presencia en la boleta suma votos en la comunidad negra, fuertemente movilizada en los últimos meses tras el asesinato de George Floyd por un policía blanco.
10/9/2020 • 53 minutes, 26 seconds
Políticas Públicas e o funcionamento do Estado, com Agnaldo Valentim Wagner Iglesias
(PT)
A gestão pública tem sido alvo de intensas críticas por conta de não garantir a efetividade das políticas nas diferentes áreas da sociedade como educação, saúde, segurança pública e assistência social. O cenário não é somente brasileiro, mas atinge muitos países latino-americanos.
Em sua maioria, são críticas injustas, baseadas no senso comum difundido pela mídia que atribui ao governo todos os males existentes na sociedade, desconsiderando o contexto histórico no qual o Estado está inserido e para quais forças ele trabalha. As críticas desconhecem os mecanismos de funcionamento do Estado e de suas instâncias de governo, o que provoca desinformação e, em alguma medida, desalento social. Daí a importância de cursos como o de Gestão de Políticas Públicas, desenvolvido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, no campus Leste.
O curso, coordenado pelo professor Agnaldo Valentim, já formou quase 1 mil alunos desde a sua criação. Atualmente, por causa da pandemia, as aulas acontecem por via remota, mas com algumas novidades importantes. Uma delas é o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas que oferece através de um canal específico na plataforma de YouTube, o GPP Debate, um espaço para discutir os rumos da área em suas diferentes esferas.
O Brasil Latino da segunda-feira, 14 de setembro de 2020, mostra essa experiência com a participação do professor Agnaldo e também outra iniciativa semelhante, o Canal PROLAM Debate, liderado pelo professor Wagner Iglesias. O PROLAM é o Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina e tem reunido especialistas de diferentes áreas do conhecimento de todo o continente. Uma das principais temáticas do PROLAM Debate é exatamente o papel da gestão pública para o desenvolvimento da sociedade.
(ES)
La gestión pública ha sido objeto de intensas críticas por no asegurar la efectividad de las políticas en diferentes ámbitos de la sociedad como educación, salud, seguridad pública y asistencia social. El escenario no es solo brasileño, sino que afecta a muchos países latinoamericanos.
La mayoría de ellas son críticas injustas, basadas en el sentido común difundido por los medios de comunicación que atribuyen al gobierno todos los males que existen en la sociedad, desconociendo el contexto histórico en el que se inserta el Estado y para qué fuerzas trabaja. Las críticas desconocen los mecanismos de funcionamiento del Estado y sus órganos de gobierno, lo que provoca desinformación y, en cierta medida, desánimo social. De ahí la importancia de cursos como Gestión de Políticas Públicas, desarrollado en la Facultad de Artes, Ciencias y Humanidades de la Universidad de São Paulo.
El curso, coordinado por el profesor Agnaldo Valentim, ha formado a casi 1.000 alumnos desde su creación. Actualmente, debido a la pandemia, las clases se imparten de forma remota, pero con algunas novedades importantes. Uno de ellos es el Grupo de Investigación de Políticas Públicas que ofrece a través de un canal específico en la plataforma de YouTube, el GPP Debate, un espacio para discutir la dirección del área en sus diferentes ámbitos.
El Brasil Latino del lunes 14 de septiembre de 2020 muestra esta experiencia con la participación del profesor Agnaldo y también otra iniciativa similar, el Canal de Debate PROLAM, liderado por el profesor Wagner Iglesias. PROLAM es el Programa de Estudios de Posgrado en Integración de América Latina y ha reunido a especialistas de diferentes campos del conocimiento de todo el continente. Uno de los temas principales de PROLAM Debate es exactamente el papel de la gestión pública para el desarrollo de la sociedad.
10/9/2020 • 54 minutes, 30 seconds
A Guerra Híbrida na América Latina, com Piero Leirner
(PT)
Muito tem se falado em guerra híbrida ou guerra cultural. Mas, até que ponto esse conflito existe? Qual é a sua dimensão? Quem são os seus soldados? Quais são as bandeiras que defendem? São essas questões que o professor de Antropologia da Universidade Federal de São Carlos, Piero Leirner, quer responder no livro “O Brasil no espectro de uma guerra híbrida: militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica”, lançado recentemente pela Alameda Editorial. Ele é o entrevistado do Programa Brasil Latino da segunda-feira, 28 de setembro. Com doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo, Leirner pesquisa temas como a presença dos militares na política, novas modalidades de guerra e o Estado numa perspectiva etnográfica. Ele também escreveu o livro “Meia-volta, volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar” (FGV, 1997).
(ES)
Mucho se ha dicho sobre la guerra híbrida o la guerra cultural. Pero, ¿hasta qué punto existe este conflicto? Cual es su dimension? ¿Quiénes son tus soldados? ¿Cuáles son las banderas que defienden? Estas son las preguntas que Piero Leirner, profesor de Antropología de la Universidad Federal de São Carlos, quiere responder en el libro “Brasil en el espectro de una guerra híbrida: operaciones militares, psicológicas y políticas en una perspectiva etnográfica”, lanzado recientemente por Editorial Alameda. El es nuestro entrevistado del Programa Brasil Latino el lunes 28 de septiembre. Con un doctorado en Antropología de la Universidad de São Paulo, Leirner investiga temas como la presencia de los militares en la política, los nuevos tipos de guerra y el Estado en una perspectiva etnográfica. También escribió el libro “Meia-volta, volver: un estudio antropológico sobre la jerarquía militar” (FGV, 1997).
9/29/2020 • 56 minutes, 7 seconds
Tensão política na Bolívia, com Dolores Arce
(PT)
A educadora popular Maria Dolores Arce, que dirigiu a Rede de Rádios dos Povos Originários, analisa em entrevista exclusiva ao Brasil Latino, no dia 7 de setembro, o cenário de retrocesso que acontece no país andino. Após a queda de Evo Morales, forças ultradireitistas assumiram o controle de praticamente todas as instâncias de poder. Judiciário e executivo, aliados a setores conservadores da Igreja e da mídia, desenvolvem uma campanha de descrédito das lideranças indígenas e populares. O candidato Luis Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, lidera as intenções de voto, mas existem sérias dúvidas se a justiça eleitoral boliviana não cassará seu registro.
(ES)
La educadora popular María Dolores Arce, quien dirigió la Red de Radio de los Pueblos Originarios, analiza en entrevista exclusiva con Brasil Latino, el 7 de septiembre, el escenario de retroceso que ocurre en el país andino. Tras la caída de Evo Morales, las fuerzas de ultraderecha tomaron el control de prácticamente todas las instancias del poder. Poder Judicial y Ejecutivo, aliados con sectores conservadores de la Iglesia y los medios de comunicación, desarrollan una campaña para desacreditar a los líderes indígenas y populares. El candidato Luis Arce, del Movimiento por el Socialismo (MAS), partido de Morales, lidera las intenciones de voto, pero existen serias dudas sobre si la justicia electoral boliviana no invalidará su inscripción.
9/25/2020 • 56 minutes, 5 seconds
Sistema eleitoral e eleições nos EUA, com Fernanda Magnotta
(PT)
Na edição de 21/09, o programa Brasil Latino a coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP Fernanda Magnotta, que é PhD em política norte-americana e autora do livro "As Ideias Importam". Durante a conversa, Magnotta analisou as perspectivas para as eleições presidenciais de 2020, colocando um cenário de vantagem para o candidato democrata Joe Biden, que está passando uma mensagem de centro para atrair os eleitores desiludidos com Trump ao mesmo tempo que acena para o eleitorado progressista quando escolheu a senadora Kamala Harris para a vaga de vice. Além disso, questões como a votação pelo correio também foram levantadas, uma vez que tem sido motivo de suspeição pelo atual presidente.
(ES)
En la edición del 21 de septiembre, el programa Brasil Latino recibió a la coordinadora del curso de Relaciones Internacionales de la FAAP, Fernanda Magnotta, quien tiene un doctorado en política estadounidense y autora del libro "As Ideias Importam". Durante la conversación, Magnotta analizó las perspectivas para las elecciones presidenciales de 2020, poniendo un escenario de beneficio para el candidato demócrata Joe Biden, quien está transmitiendo un mensaje central para atraer a los votantes desilusionados con Trump mientras saluda al electorado progresista cuando eligió a la senadora Kamala Harris para el cargo de candidata a vicepresidente. Además, también se plantearon cuestiones como el voto por correo, ya que ha sido motivo de sospecha por parte del actual presidente.
9/25/2020 • 56 minutes, 20 seconds
Pesquisa e formação no Memorial da América Latina, com Luciana Ginezi
(PT)
Os estudos, a pesquisa e a formação sobre o continente latino-americano tem lugar especial na Fundação Memorial da América Latina, que completou 31 anos de existência. Nesse espaço público, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, funciona o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina. Para falar sobre as atividades do CBEAL, o jornalista Marco Piva conversou com a sua diretora, Luciana Latarini Ginezi, na edição de 10 de agosto do Programa Brasil Latino.
(ES)
Los estudios, la investigación y la formación sobre el continente latinoamericano tienen un lugar especial en la Fundación Memorial de América Latina, que cumplió 31 años de existencia. En este espacio público, diseñado por el arquitecto Oscar Niemeyer, opera el Centro Brasileño de Estudios Latinoamericanos. Para hablar sobre las actividades de CBEAL, el periodista Marco Piva conversó con su directora, Luciana Latarini Ginezi, en la edición del 10 de agosto del Programa Brasil Latino.
9/10/2020 • 56 minutes, 31 seconds
Caminhos da Argentina na crise, com Federico Servideo e Matheus Oliveira
(PT)
Alberto Fernández ganha popularidade na crise sanitária, mas como sustentar apoio numa economia em crise?
Para debater esse quadro, a edição do Brasil Latino de 20 de julho de 2020 teve a participação de Matheus Oliveira, do programa San Tiago Dantas, da UNESP, onde desenvolve pesquisa sobre a política externa argentina, e de Federico Servideo, empresário e presidente da Câmara de Comércio Argentina-Brasil de São Paulo.
(ES)
El presidente Alberto Fernández gana popularidad en la crisis sanitaria, pero ¿como sostener apoyo en una economia en crisis?
Para debatir esta situación, la edición del Programa Brasil Latino del 20 de julio de 2020 contó con la participación de Matheus Oliveira, del Programa de estudios de posgrado San Tiago Dantas (Universidad del Estado de São Paulo - UNESP), donde desarolla investigaciones sobre política exterior argentina, y Federico Servideo, empresario y presidente de la Camara de Comercio Argentina-Brasil.
9/9/2020 • 57 minutes, 34 seconds
A produção acadêmica sobre a A. Latina na Europa, com Pedro Pérez Herrero
(PT)
O que você sabe sobre a produção acadêmica sobre a América Latina na Europa?
Na entrevista veiculada no programa Brasil Latino do dia 06/07/2020, o jornalista Marco Piva entrevista o diretor do Instituto Universitário de Investigação em Estudos Latino-americanos (IELAT) da Universidad de Alcalá, em Madrid. Pedro Herrero é especialista em estudos de cooperação estratégica entre Europa e América Latina e irá nos trazer uma análise política e econômica dos dois continentes, além de abordar a questão da pandemia de #Covid19 no âmbito da educação superior espanhola.
(ES)
¿Qué sabes sobre la producción académica sobre America Latina en Europa?
En la entrevista emitida del Programa Brasil Latino en el 6 de julio de 2020, el periodista Marco Piva entrevista al director del Instituto de Estudios Latinoamericanos (IELAT) de la Universidad de Alcalá, en Madrid. Pedro Herrero es especialista en estudios de cooperación estratégica entre Europa y Latinoamérica y nos traerá un análisis político y económico de los dos continentes, además de abordar el tema de la pandemia del Covid-19 en el contexto de la educación superior española.
9/7/2020 • 55 minutes, 4 seconds
Religião e política, com Ricardo Alexandre
(PT)
Poder político e religião nunca andaram tão juntas como atualmente. A crescente presença evangélica no Brasil e na América Latina é o tema do Brasil Latino de 17 de agosto. O entrevistado é o jornalista e escritor Ricardo Alexandre, autor do recém lançado livro “A verdade os libertará” (O livro está aqui: https://www.amazon.com.br/dp/B08DL55HHH), onde traça um panorama crítico da atuação das igrejas neopentecostais em direção a um projeto de poder. Filiado à Igreja Batista, Ricardo Alexandre sabe como poucos os mecanismos de funcionamento das instituições religiosas.
(ES)
El poder político y la religión nunca han estado tan juntos como lo están hoy. La creciente presencia evangélica en Brasil y América Latina es el tema del Programa Brasil Latino del 17 de agosto. El entrevistado es el periodista y escritor Ricardo Alexandre, autor del libro recientemente publicado “La verdad los liberará” (El libro está aquí: https://www.amazon.com.br/dp/B08DL55HHH), donde presenta un panorama crítico de Iglesias neopentecostales actuando hacia un proyecto de poder. Afiliado a la Iglesia Bautista, Ricardo Alexandre sabe cuán pocos son los mecanismos de funcionamiento de las instituciones religiosas.
8/18/2020 • 55 minutes, 7 seconds
O café na economia latino-americana, com Anapaula Iacovino
(PT)
Na edição da segunda-feira, 3 de agosto, o Brasil Latino traz uma entrevista com a economista Ana Paula Iacovino. Ela tem doutorado no Programa de Pós-graduação em Integração da América da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e é especialista em Economia Social e Desenvolvimento pela PUC-SP. Professora de instituições universitárias, Ana Paula escreveu, entre outros livros, “O Café na América Latina” e “O pequeno produtor de café no Brasil e na Colômbia: necessidade do mercado ou necessidade social?”. Na entrevista, ela fala das origens do café no Brasil e em outros países latino-americanos e como essa atividade agrícola ganhou importância econômica a ponto de ser chamado de “ouro negro” em determinada época da história. Em nosso país, o café entrou pela região norte vindo das Guianas. Depois, foi se expandindo até encontrar um grande potencial de crescimento no sudeste.
(ES)
En la edición del 3 de agosto, el Programa Brasil Latino trae una entrevista a la economista Ana Paula Iacovino. Tiene un doctorado en el Programa de Posgrado en Integración de América de la Universidad de São Paulo (PROLAM / USP) y es especialista en Economía Social y Desarrollo de la PUC-SP. Profesora de instituciones universitarias, Ana Paula escribió, entre otros libros, “O Café na América Latina” y “El pequeño productor de café en Brasil y Colombia: ¿necesidad del mercado o necesidad social?”. En la entrevista, habla sobre los orígenes del café en Brasil y otros países de América Latina y cómo esta actividad agrícola ganó importancia económica hasta el punto de ser llamada "oro negro" en un momento determinado de la historia. En nuestro país, el café ingresó a la región norte desde Guyana. Luego se expandió hasta que encontró un gran potencial de crecimiento en el sureste.
8/6/2020 • 54 minutes, 14 seconds
A economia mundial nunca mais será como antes, com Paulo Feldmann
(PT)
Em entrevista ao Brasil Latino, no dia 18 de maio, o professor Paulo Feldmann, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, diz que a produção nacional terá muito mais peso do que o atual processo de terceirização ou de importação que tem caracterizado o comércio mundial. A pandemia pode mudar completamente essa relação de dependência. Para ele, o Brasil tem uma grande chance de sair bem da crise econômica porque possui um grande mercado interno. Restará tomar decisões políticas ousadas como a taxação sobre as grandes fortunas e oferecer maior garantia jurídica para os investimentos externos. Outro fator que segundo Feldmann precisará ser superado é a baixa qualificação da mão de obra nacional. Um trabalhador brasileiro produz de 4 a 5 vezes menos que um operário norte-americano ou sul-coreano. Mas, isso, adverte ele, não é culpa do trabalhador e sim das condições tecnológicas nas quais ele opera. “O Brasil dispõe de máquinas ultrapassadas em seu parque industrial, equipamentos que já não são usados há mais de 25 anos nos Estados Unidos e é esse investimento que precisa ser feito para resgatar a nossa soberania”, afirma.
(ES)
En el programa Brasil Latino del 18 de mayo, el profesor Paulo Feldmann, de la Facultad de Economía y Administración de la Universidad de São Paulo, dice que la producción nacional tendrá mucho más peso que el actual proceso de subcontratación o importación que ha caracterizó el comercio mundial. La pandemia puede cambiar completamente esta relación de dependencia. Para él, Brasil tiene grandes posibilidades de salir bien de la crisis económica porque tiene un gran mercado interno. Quedará por tomar decisiones políticas audaces como la tributación de grandes fortunas y ofrecer mayores garantías legales para las inversiones extranjeras. Otro factor que según Feldmann deberá superarse es la baja calificación de la fuerza laboral nacional. Un trabajador brasileño produce de 4 a 5 veces menos que un trabajador estadounidense o surcoreano. Pero esto, advierte, no es culpa del trabajador, sino de las condiciones tecnológicas en las que opera. "Brasil tiene máquinas obsoletas en su parque industrial, equipos que no se utilizan en Estados Unidos desde hace más de 25 años y es esta inversión la que hay que hacer para rescatar nuestra soberanía", dice.
5/19/2020 • 54 minutes, 55 seconds
Participação popular na América Latina, com Kelly Agopyan e Paloma Pitre
(PT)
A América Latina tem atualmente mais de 650 milhões de habitantes espalhados em 34 países. Cerca de 70% dos latino-americanos moram nas zonas urbanas. Com isso, tem crescido a importância das grandes cidades. Três capitais estão entre as 20 maiores do mundo. São elas: Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. No Brasil Latino, o debate é sobre a participação popular a partir do estudo comparativo de duas grandes cidades latino-americanas: São Paulo e Cidade do México. Para falar desse tema, as entrevistadas são Kelly Komatsu Agopyan, graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda no programa de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, e Paloma Gerzeli Pitre, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora do Centro de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas e mestranda no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo.
(ES)
América Latina tiene actualmente más de 650 millones de habitantes en 34 países. Aproximadamente el 70% de los latinoamericanos vive en áreas urbanas. Como resultado, ha aumentado la importancia de las grandes ciudades. Tres capitales se encuentran entre las 20 más grandes del mundo. Ellos son: Buenos Aires, Ciudad de México y São Paulo. En nuestro programa de hoy, el debate gira en torno a la participación popular a partir de un estudio comparativo de dos grandes ciudades latinoamericanas: São Paulo y Ciudad de México. Para hablar sobre este tema, los entrevistados son Kelly Komatsu Agopyan, licenciada en Relaciones Internacionales de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo y estudiante de doctorado en el programa de posgrado del Instituto de Relaciones Internacionales de la Universidad de São Paulo, y Paloma Gerzeli Pitre, licenciada en Derecho. por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo, investigadora del Centro de Derechos Humanos y Empresariales de la Fundación Getúlio Vargas y estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Integración en América Latina de la Universidad de São Paulo.
5/13/2020 • 57 minutes, 56 seconds
A trajetória de Sergio Vieira de Mello, com Carolina Larriera
(PT)
Desde que se conheceram no Timor Leste, em 1999, Sergio Vieira de Mello e Carolina Larriera decidiram ficar juntos. Ele, reconhecido internacionalmente por liderar missões humanitárias de alto risco da ONU, e ela, economista argentina que trabalhava na entidade, em Nova York. As alianças estavam prontas para o casamento, mas a fatalidade veio antes. Mesmo tendo feito planos para voltar a morar no Rio de Janeiro, ele aceitou o convite para liderar a missão das Nações Unidas no Iraque, após a invasão norte-americana em março de 2003. Nomeado Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU, Sergio fez duas exigências: ficaria apenas quatro meses e levaria Carolina junto na sua equipe. Em 19 de agosto de 2003, 15 dias antes do fim de sua estadia em Bagdá, um caminhão-bomba explodiu na sede da ONU e matou 21 pessoas, entre elas Sergio Vieira de Mello. Carolina se salvou por pouco. Morando atualmente no Rio de Janeiro, ela e sua sogra, Gilda, mantém o Centro Sergio Vieira de Mello (https://sergiovieirademello.org/index_fr.html) que atua na promoção da coexistência pacífica e da tolerância entre as pessoas e as nações, formando lideranças jovens para as negociações de conflito e o diálogo multilateral. O filme “Sergio”, interpretado por Wagner Moura e disponível na Netflix, mostra os últimos anos de vida de um brasileiro que trabalhou mais de três décadas na ONU e chegou a ser cogitado para assumir o cargo de secretário-geral da entidade sem nunca ter sido diplomata de carreira em seu próprio país. É essa a história, na voz de Carolina Larriera, que o Brasil Latino trouxe na edição de 4 de maio.
(ES)
Desde que se conocieron en Timor Oriental en 1999, Sergio Vieira de Mello y Carolina Larriera decidieron permanecer juntos. Él es reconocido internacionalmente por liderar misiones humanitarias de alto riesgo de la ONU, y ella, una economista argentina que trabajó en la organización, en Nueva York. Los anillos estaban listos para el matrimonio, pero la fatalidad fue lo primero. Aunque había hecho planes para volver a vivir en Río de Janeiro, aceptó la invitación para dirigir la misión de las Naciones Unidas en Irak, después de la invasión estadounidense en marzo de 2003. Nombrado Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos, Sergio hizo Dos requisitos: quedarse solo cuatro meses y llevar a Carolina con él en su equipo. El 19 de agosto de 2003, 15 días antes del final de su estancia en Bagdad, un camión bomba estalló en la sede de la ONU y mató a 21 personas, entre ellas Sergio Vieira de Mello. Carolina apenas se salvó. Actualmente residente en Río de Janeiro, ella y su suegra Gilda mantienen el Centro Sergio Vieira de Mello (https://sergiovieirademello.org/index_fr.html) que trabaja para promover la convivencia pacífica y la tolerancia entre personas y naciones. , formando jóvenes líderes para la negociación de conflictos y el diálogo multilateral. La película “Sergio”, interpretada por Wagner Moura y disponible en Netflix, muestra los últimos años de vida de un brasileño que trabajó durante más de tres décadas en la ONU y que incluso fue considerado para asumir el cargo de secretario general de la entidad sin haber tenido nunca diplomático de carrera en su propio país. Esa es la historia, en la voz de Carolina Larriera, que Brasil Latino trajo en la edición del 4 de mayo.
5/5/2020 • 55 minutes, 25 seconds
Os rumos da pandemia, com Alexandre Padilha
(PT)
Na guerra contra a Covid-19, o isolamento é a principal arma Ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz ao Brasil Latino que governo paulista acerta em sua estratégia de combate à doença. Em entrevista ao programa Brasil Latino, no dia 27 de abril, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promove uma guerra federativa quando deveria estar liderando uma ampla operação de guerra para combater a Covid-19. “Ele desagrega, critica governadores e prefeitos e diz que não é sua responsabilidade, uma completa inversão de papéis”, disse. Para ele, que também é deputado federal pelo PT de São Paulo, o Congresso Nacional tem tomado decisões importantes como o auxílio emergencial para os setores mais vulneráveis da população e o apoio aos pequenos e médios empresários. “É o momento em que o mais importante é salvar vidas porque a economia a gente recupera lá na frente”, ressaltou. Segundo Padilha, o isolamento é a principal arma na guerra contra a doença. Relaxamento da quarentena só depois de diminuir a disseminação, especialmente nas áreas mais pobres. Nesse sentido, o ex-ministro da Saúde elogia a atuação do governador João Doria que atuou no momento certo ao decretar o distanciamento social.
(ES)
En la guerra contra Covid-19, el aislamiento es el arma principal. El exministro de Salud, Alexandre Padilha, le dice a Latino Brazil que el gobierno de São Paulo tiene razón en su estrategia para combatir la enfermedad. En el Programa Brasil Latino el 27 de abril, el exministro de Salud, Alexandre Padilha, afirmó que el presidente Jair Bolsonaro (sin partido) promueve una guerra federativa cuando debería liderar una operación bélica de amplio alcance para combatir al Covid. -19. "Desglosa, critica a gobernadores y alcaldes y dice que no es su responsabilidad, una inversión total de roles", dijo. Para él, quien también es diputado federal por el PT de São Paulo, el Congreso Nacional ha tomado decisiones importantes como la ayuda de emergencia para los sectores más vulnerables de la población y el apoyo a los pequeños y medianos empresarios. “Es el momento en el que lo más importante es salvar vidas porque recuperamos la economía por adelantado”, recalcó. Según Padilha, el aislamiento es el arma principal en la guerra contra la enfermedad. Relajación de la cuarentena solo después de disminuir la propagación, especialmente en las áreas más pobres. En este sentido, el exministro de Salud elogia la actuación del gobernador João Doria, quien actuó en el momento oportuno al decretar la distancia social.
4/30/2020 • 52 minutes, 39 seconds
O surgimento do coronavírus, com Daniel Lahr
(PT)
No Brasil Latino desta segunda-feira, 20 de abril, o jornalista Marco Piva entrevista o professor Daniel Lahr, do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Ele comenta sobre a atual pandemia de coronavírus, rejeita a criação do vírus em laboratório e destaca as principais formas de combate à doença que está matando milhares de pessoas na América Latina e no mundo. Na parte musical, Milton Nascimento, Ivan Lins, Elis Regina e Zeca Baleiro.
(ES)
En el programa Brasil Latino, este lunes 20 de abril, el periodista Marco Piva entrevista al profesor Daniel Lahr, del departamento de Zoología del Instituto de Biociencias de la Universidad de São Paulo. Comenta sobre la actual pandemia de coronavirus, rechaza la creación del virus en el laboratorio y destaca las principales formas de combatir la enfermedad que está matando a miles de personas en América Latina y el mundo. En la parte musical, Milton Nascimento, Ivan Lins, Elis Regina y Zeca Baleiro.
4/22/2020 • 52 minutes, 37 seconds
Golpe de 64 e ditaduras militares na América Latina, com Marcelo Rubens Paiva
(PT)
O golpe de 64 e as consequências para a vida do escritor Marcelo Rubens Paiva foi o tema da edição do Brasil Latino apresentado no dia 6 de abril de 2020. Na entrevista ao jornalista Marco Piva, o autor de “Feliz Ano Velho”, best-seller lançado em 1982, revela seu desencanto com a falta de punição dos assassinos de seu pai, Rubens Paiva, em 1971, e, ao mesmo tempo, mantém-se integrado às ações em defesa dos direitos humanos, da recuperação da memória e da reparação às vítimas da ditadura militar.
(ES)
El golpe del 64 y las consecuencias para la vida del escritor Marcelo Rubens Paiva fue el tema de la edición de Brasil Latino presentada el 6 de abril de 2020. En la entrevista con el periodista Marco Piva, autor de “Feliz Ano Velho”, mejor- vendedor lanzado en 1982, revela su desencanto con la falta de castigo de los asesinos de su padre, Rubens Paiva, en 1971, y, al mismo tiempo, se mantiene integrado en acciones de defensa de los derechos humanos, recuperación y reparación de la memoria. a las víctimas de la dictadura militar.
4/13/2020 • 46 minutes, 17 seconds
Como sobreviver na quarentena, com Christian Dunker
(PT)
O psicanalista Christian Dunker, do Instituto de Psicologia na USP, fala sobre como reorganizar a sua rotina doméstica durante a quarentena e quais os efeitos dessa situação sobre a população e a vida de cada um de nós. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
(ES)
El psicoanalista Christian Dunker, del Instituto de Psicología de la USP, habla sobre cómo reorganizar su rutina doméstica durante la cuarentena y cuáles son los efectos de esta situación en la población y la vida de cada uno de nosotros. Brasil Latino va al aire todos los lunes a las 5 pm en Rádio USP FM 93.7Mhz (São Paulo) y Rádio USP FM 107.9 (Ribeirão Preto).
3/31/2020 • 52 minutes, 58 seconds
Memória, verdade e justiça após ditaduras militares, com Lucas Paolo
(PT)
No Brasil Latino do dia 24 de março, o tema é o golpe militar de 1964 e as consequências de um regime autoritário que durou 21 anos. O entrevistado é Lucas Paolo, coordenador da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. A entidade tem o nome do jornalista que foi assassinado sob tortura no DOI-CODI, em outubro de 1975. Na entrevista, Lucas Paolo, que também é doutorando em Filosofia na FFLCH da Universidade de São Paulo, explica o trabalho que está sendo feito para recuperar a história daquelas pessoas que foram perseguidas pelo regime militar e a necessidade de um novo entendimento para a Lei de Anistia. Ele também fala como esse trabalho de recuperação da memória tem ajudado a consolidar a democracia nos países latino-americanos que também viveram períodos de exceção.
(ES)
En el Programa Brasil Latino del 24 de marzo el tema es el golpe militar de 1964 y las consecuencias de un régimen autoritario que duró 21 años. El entrevistado es Lucas Paolo, coordinador del área de Memoria, Verdad y Justicia del Instituto Vladimir Herzog. La organización lleva el nombre del periodista que fue asesinado bajo tortura en DOI-CODI, en octubre de 1975. En la entrevista, Lucas Paolo, quien también es estudiante de doctorado en Filosofía de la FFLCH de la Universidad de São Paulo, explica el trabajo que se está realizando para recuperar la historia de aquellas personas que fueron perseguidas por el régimen militar y la necesidad de un nuevo entendimiento de la Ley de Amnistía. También habla de cómo este trabajo de recuperación de la memoria ha ayudado a consolidar la democracia en países latinoamericanos que también han vivido períodos de excepción.
3/23/2020 • 53 minutes, 53 seconds
A influência de Ignácio Martín-Baró na psicologia latino-americana
(PT)
A guerra civil em El Salvador, o menor dos países centro-americanos, terminou oficialmente em 1992, com o Acordo de Esquipulas. Mas, deixou um imenso rastro de sangue. Estimativas falam em mais de 50 mil mortos em duas décadas de conflito. E foi a partir desse cenário de violência que o jesuíta espanhol Ignácio Martín-Baró criou uma nova forma de praticar a psicologia. A brutal desigualdade o levou a conhecer as comunidades pobres e a entender que um processo terapêutico só faria sentido se considerasse as condições específicas de cada indivíduo em seu meio social. Foi assim que ele criou a Psicologia da Libertação, que se tornou uma referência teórica no continente latino-americano. No Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Martín-Baró é tema de um grupo de pesquisa que funciona há quatro anos, sob coordenação da diretora do IP, Marilene Proença. Na edição de 16 de março do Brasil Latino, ela e os professores Ignácio Dobles (Universidade da Costa Rica), Fernando Lacerda (Universidade Federal de Goiás), José Fernando Andrade Costa (Universidade Estadual de Feira de Santana) falaram da obra de Ignácio Martín-Baró e de sua influência na psicologia latino-americana. Na parte musical, o programa faz uma homenagem à cantora Beth Carvalho, a madrinha do samba, falecida em 30 de abril de 2019. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
(ES)
La guerra civil en El Salvador, el más pequeño de los países centroamericanos, terminó oficialmente en 1992, con el Acuerdo de Esquipulas. Pero dejó un enorme rastro de sangre. Las estimaciones hablan de más de 50 mil muertos en dos décadas de conflicto. Y fue a partir de este escenario de violencia que el jesuita español Ignácio Martín-Baró creó una nueva forma de practicar la psicología. La brutal desigualdad lo llevó a conocer las comunidades pobres y a comprender que un proceso terapéutico solo tendría sentido si considerara las condiciones específicas de cada individuo en su entorno social. Fue así como creó la Psicología de la Liberación, que se convirtió en un referente teórico en el continente latinoamericano. En el Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo, Martín-Baró es objeto de un grupo de investigación que funciona desde hace cuatro años, bajo la coordinación de la directora de PI, Marilene Proença. En la edición del 16 de marzo de Brasil Latino, ella y los profesores Ignácio Dobles (Universidad de Costa Rica), Fernando Lacerda (Universidad Federal de Goiás), José Fernando Andrade Costa (Universidad Estatal de Feira de Santana) hablaron sobre el trabajo de Ignácio Martín. -Baró y su influencia en la psicología latinoamericana. En la parte musical, el programa rinde homenaje a la cantante Beth Carvalho, madrina de la samba, fallecida el 30 de abril de 2019. Brasil Latino se transmite todos los lunes a las 5 pm en Rádio USP FM 93.7Mhz (São Paulo) y Rádio USP FM 107.9 (Ribeirão Preto).
3/18/2020 • 52 minutes, 23 seconds
Cooperação acadêmica com a América Latina com reitor da USP, Vahan Agopyan
(PT)
O reitor da USP, Vahan Agopyan, é o convidado do Brasil Latino desta segunda-feira, 9 de março. Em entrevista exclusiva ao jornalista Marco Piva, ele fala da necessidade de expansão dos acordos de cooperação científica entre as universidades latino-americanas, especialmente na área de pesquisa, e do papel da Universidade de São Paulo como pólo de excelência no continente. A USP possui 251 convênios com universidades da América Latina. Na parte musical, o programa traz Chico Buarque, Cazuza e Violeta Parra. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
(ES)
El decano de la USP, Vahan Agopyan, es el invitado de Brasil Latino este lunes 9 de marzo. En entrevista exclusiva con el periodista Marco Piva, habla de la necesidad de ampliar los convenios de cooperación científica entre universidades latinoamericanas, especialmente en el área de investigación, y sobre el papel de la Universidad de São Paulo como polo de excelencia en el continente. La USP tiene 251 convenios con universidades de Latinoamérica. En la parte musical, el programa cuenta con Chico Buarque, Cazuza y Violeta Parra.
3/10/2020 • 54 minutes, 44 seconds
Violência urbana na América Latina, com Bruno Paes Manso
(PT)
No Programa Brasil Latino desta segunda-feira, 2 de março, o jornalista Marco Piva conversa com Bruno Paes Manso, jornalista, economista, doutor em ciência política e pesquisador no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. O tema é a violência urbana, tráfico de drogas e organizações criminosas no Brasil e na América Latina. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
(ES)
En el Programa Brasil Latino del lunes 2 de marzo, el periodista Marco Piva conversa con Bruno Paes Manso, periodista, economista, doctor en ciencias políticas e investigador del Centro de Estudios de la Violencia de la Universidad de São Paulo. El tema es la violencia urbana, el narcotráfico y las organizaciones criminales en Brasil y América Latina.
3/4/2020 • 56 minutes, 57 seconds
Coronavirus na América Latina, com Dr Thomas Law e profº Rogério Nascimento
(PT)
No Brasil Latino desta segunda-feira, 24 de fevereiro, o jornalista Marco Piva aborda o tema do coronavírus na perspectiva de quem morou em Wuhan, epicentro da doença. Rogério do Nascimento Carvalho, doutorando de pós-graduação do PROLAM, o Programa de Integração da América Latina da USP, estudou mandarim na universidade chinesa durante dois anos e conta como era o seu dia a dia. Também participa da entrevista o presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China, o advogado Thomas Law. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em formato de podcast em todas as plataformas de áudio ou em www.soundcloud.com/brlatino Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
(ES)
En el Programa Brasil Latino del lunes 24 de febrero, el periodista Marco Piva aborda el tema del coronavirus desde la perspectiva de quienes vivieron en Wuhan, epicentro de la enfermedad. Rogério do Nascimento Carvalho, estudiante de posdoctorado en PROLAM, Programa de Integración Latinoamericana de la USP, estudió mandarín en la universidad china durante dos años y cuenta cómo fue su día a día. También participa en la entrevista el presidente del Instituto Sociocultural Brasil-China, abogado Thomas Law.
2/26/2020 • 58 minutes, 29 seconds
Migrações na América Latina, com Victor Del Vecchio
(PT)
Na edição do Brasil Latino de 17 de fevereiro, o jornalista Marco Piva conversa sobre o atual fluxo migratório na América Latina com o advogado Victor Del Vecchio, coordenador do ProMigra - Programa de Promoção dos Direitos de Migrantes e pesquisador do GEPIM - Grupo de Estudos sobre Proteção Internacional de Minorias, ambos programas desenvolvidos na Universidade de São Paulo. Ex-consultor jurídico da ONU Migração (OIM), ele fala sobre a onda migratória de venezuelanos, haitianos e bolivianos, das raízes desse processo e de políticas públicas de acolhimento dessa população. Na parte musical, uma música-manifesto contra a censura interpretada pelo Artigo Quinto, além de Manu Chao e a dupla senegalesa Amadou e Mariam.
(ES)
En la edición del 17 de febrero de Brasil Latino, el periodista Marco Piva habla sobre el flujo migratorio actual en América Latina con el abogado Víctor Del Vecchio, coordinador de ProMigra - Programa de Promoción de los Derechos de los Migrantes e investigador de GEPIM - Grupo de Estudio sobre Protección Internacional de Minorías, ambos programas desarrollados en la Universidad de São Paulo. Ex asesor legal de la ONU Migraciones (OIM), habla sobre la ola migratoria de venezolanos, haitianos y bolivianos, las raíces de este proceso y las políticas públicas para acoger a esta población. En la parte musical, una canción-manifiesto contra la censura interpretada por Article Fifth, además de Manu Chao y el dúo senegalés Amadou y Mariam.
2/17/2020 • 55 minutes, 31 seconds
Crise na hegemonia norteamericana, com Pedro Costa Jr
(PT)
O Programa Brasil Latino traz uma entrevista sobre a crise no poder de influência dos Estados Unidos, O jornalista Marco Piva entrevista o professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco e doutorando em Economia Política Internacional pela USP, Pedro Costa Júnior, que lançou recentemente o livro "O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?". Ele fala sobre a chamada “crise da hegemonia americana” e também da crise do próprio Sistema Mundial Moderno, a partir do debate entre duas correntes de interpretação das Relações Internacionais: a do “sistema-mundo” e a do “desenvolvimento”. Confira!
(ES)
El Programa Brasil Latino trae una entrevista sobre la crisis del poder de influencia de Estados Unidos. El periodista Marco Piva entrevista al profesor de Relaciones Internacionales de las Faculdades Integradas Rio Branco y al estudiante de doctorado en Economía Política Internacional de la USP, Pedro Costa Júnior, quien recientemente lanzó la "El poder estadounidense en el sistema mundial moderno: ¿Colapso o Mito del colapso?" Habla de la llamada “crisis de la hegemonía estadounidense” y también de la crisis del propio Sistema Mundial Moderno, a partir del debate entre dos corrientes de interpretación de las Relaciones Internacionales: la del “sistema-mundo” y la del “desarrollo”.
2/10/2020 • 57 minutes, 17 seconds
Ascensão do conservadorismo na América Latina, com Christian Dunker
(PT)
Nesta edição do Programa Brasil Latino o jornalista Marco Piva, entrevistou o psicanalista, escritor e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker. Ele falou da ascensão do conservadorismo político no Brasil e no mundo e suas consequências nas relações sociais, o que dissemina o ódio e a intolerância. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em formato de podcast em todos os agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer. Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
(ES)
En esta edición del Programa Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevistó al psicoanalista, escritor y profesor del Instituto de Psicología de la USP, Christian Dunker. Habló del auge del conservadurismo político en Brasil y en el mundo y sus consecuencias en las relaciones sociales, que difunde el odio y la intolerancia.
2/7/2020 • 56 minutes, 44 seconds
Pensamento crítico na América Latina com Lúcio Oliver
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevisa o professor Lúcio Oliver, do programa de pós-graduação de Estudos da América Latina da Universidade Autônoma do México. Ele é especialista em Pensamento Crítico e participou recentemente do I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, organizado pelo PROLAM/USP.
O Brasil Latino, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) e também como podcast em soundcloud.com/brlatino e em todas as plataformas de áudio.
Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br . Esperamos sua sugestão de pauta, opinião ou crítica, além, é claro, a sua audiência!
1/30/2020 • 57 minutes, 8 seconds
ONU e gênero com Capitão Márcia Braga e Gustavo Macedo (RI - USP)
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista a Capitão de Corveta Márcia Braga e o cientista político Gustavo Macedo. Atual encarregada do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval da Marinha, a oficial participou da missão brasileira na República Centro-Africana entre 2018 e 2019, onde implementou estratégias de igualdade de gênero nas comunidades locais, trabalho pelo qual foi premiada pela ONU. Também participa o pesquisador e doutor em Ciência Política pela USP, Gustavo Macedo. Membro do think tank europeu que assessora a OTAN, Friends of Europe, Macedo é colaborador frequente junto às Forças Armadas do Brasil e pesquisador da Faculdade de Relações Internacionais da USP.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em formato de podcast nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer ou www.soundcloud.com/brlatino.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
1/22/2020 • 55 minutes, 30 seconds
Comércio de explosivos na América Latina com Ronald Goldberg, do GACINT - USP
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados, Ronald Goldberg. Membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP, ele fala sobre o mercado de explosivos no Brasil e na América Latina, além de contar curiosidades sobre esse setor que está presente no nosso dia a dia.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts da USP: jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
1/15/2020 • 55 minutes, 31 seconds
América Latina com Pietro Alarcón
Na primeira edição de 2020 do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva conversou com Pietro Alarcón, professor e coordenador da área de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na pauta, as crises políticas que sacudiram a América Latina em 2019 e as perspectivas para este novo ano.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Você pode ouvir esta e todas as edições do programa em @brlatino e como podcast nos principais serviços de áudio (iTunes, Spotify e Deezer). Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos sua sugestão de pauta, opinião ou crítica, além, é claro, a sua audiência!
1/8/2020 • 55 minutes
Conservadorismo na América Latina com Christian Dunker
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva, entrevistou o psicanalista, escritor e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker. Ele falou da ascensão do conservadorismo político no Brasil e no mundo e suas consequências nas relações sociais, o que dissemina o ódio e a intolerância.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts da USP: jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
12/20/2019 • 56 minutes, 44 seconds
Crise da hegemonia norte-americana com Pedro Costa Jr
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista o professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco e doutorando em Economia Política Internacional pela USP, Pedro Costa Júnior, que acaba de lançar o livro "O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?".
Ele fala sobre a chamada “crise da hegemonia americana” e também da crise do próprio Sistema Mundial Moderno, a partir do debate entre duas correntes de interpretação das Relações Internacionais: a do “sistema-mundo” e a do “desenvolvimento”. Confira.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts da USP: jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
12/10/2019 • 57 minutes, 17 seconds
Omar García Velazquez fala sobre os cinco anos do massacre de Iguala
Em 26 de setembro de 2014, 43 alunos da Escola Rural Raúl Isidro Burgos, da comunidade de Ayotzinapa, desapareceram quando se dirigiam à cidade de Iguala de la Independencia, no estado mexicano de Guerrero, onde participariam de um protesto. Parados pela polícia, foram detidos, seus corpos nunca mais apareceram e os responsáveis pelo massacre nunca foram claramente identificados e condenados. Os estudantes sobreviventes até hoje buscam justiça. Um deles, Omar García Velazquez, falou com exclusividade ao Brasil Latino. Confira nesta edição do Brasil Latino.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em @brlatino, nos podcasts da USP: jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
12/5/2019 • 54 minutes, 52 seconds
Política e teatro com Antonio Quinet
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista o psicanalista e dramaturgo Antonio Quinet. Ele fala sobre seu mais recente livro, O Inconsciente Teatral e também fala sobre a ligação entre política e teatro.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17 horas, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em podcasts nos seguintes agregadores de áudio: www.soundcloud.com/brlatino, https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ , além de Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
11/26/2019 • 1 hour, 1 minute, 27 seconds
Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos com Eugênia Gonzaga
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista a procuradora Eugênia Gonzaga, ex-presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Ela foi destituída do cargo após criticar comentários do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, preso pelo DOI-Codi em 1974 e declarado desaparecido. A Comissão Especial forneceu um atestado de óbito informando que ele morreu de forma violenta, “causada pelo Estado”.
A procuradora fala sobre a importância da Comissão, compara as ações do governo brasileiro com as de outros países latino-americanos que também passaram por ditaduras militares e investigaram os crimes cometidos por estes. No Brasil, através da Lei de Anistia, houve um certo silenciamento sobre o tema e muitos personagens envolvidos em crimes no período seguem sem julgamento até hoje, enquanto em outros países, como a Argentina, participantes do regime militar foram investigados e julgados por suas ações. Ela também conta sobre a repercussão da fala do presidente e as diferenças entre a maneira como ele lida com o tema e como seus antecessores lidavam. Confira.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17 horas, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em podcasts em todas as plataformas de áudio.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
11/21/2019 • 55 minutes, 29 seconds
Haiti com Everaldo Oliveira
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista o professor de História Contemporânea da USP, Everaldo de Oliveira Andrade. O tema foi o seu recente livro, "Haiti, dois século de História" .
O livro escrito pelo historiador Everaldo de Oliveira Andrade reúne detalhadas informações, dados e documentos que oferecem uma visão ampla e profunda do longo processo histórico de independência do povo haitiano, desde 1804 até os primeiros anos do nosso século XXI. Os laços do presente com o passado são reatados: uma rebelião dos escravos negros da colônia francesa que conquista ao mesmo tempo, feito inédito e de alcance universal, sua liberdade e sua independência. E sabemos hoje do apoio concreto fornecido pelo jovem país em formação ao libertador das Américas Simón Bolívar, como também do terror que o “haitianismo” despertava nos senhores de escravos do Brasil. Isso fez do Haiti um experimento original de liberdade não-eurocêntrica e ao mesmo tempo com profundas raízes africanas e negras e, talvez por isso, praticamente silenciado da memória dos povos, impedidos de conhecer sua História. A nação haitiana sobreviveu soberanamente por mais de cem anos sem novas invasões e chegou ao século XX independente. Quando em 1915 os EUA invadiram o país, o povo haitiano ergueu-se novamente como nação para resistir como podia ao gigante do norte. Movimentos de alcance mundial como o Panafricanismo e a Negritude se projetaram desde o Haiti nesse momento como formas de resistência do povo haitiano. As sementes desagregadoras deixadas pela invasão estadunidense infelizmente germinavam em sua expressão mais conhecida e brutal durante a ditadura de François Duvalier (o Papadoc). O país se transformou em campo aberto de pilhagem externa e corrupção da cúpula dirigente. A ditadura ajudou a erigir uma imagem de barbárie do Haiti. Mas o povo haitiano manteve em sua memória coletiva e em sua capacidade de ação os laços profundos com o seu passado de liberdade. O golpe e derrubada do presidente haitiano por tropas dos EUA em 2004, seguido de uma missão militar de ocupação criada pela ONU e liderada por generais do exército brasileiro, esteve longe de interromper a longa trajetória de resistência da história haitiana.
11/14/2019 • 54 minutes, 59 seconds
Eleições na Argentina com Luiz Roberto Serrano e Marcello Rollemberg
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Luiz Roberto Serrano, superintendente de Comunicação Social da Universidade de São Paulo. O tema foi o resultado das eleições na Argentina, país que é objeto de estudo de Serrano. O editor de cultura do Jornal da USP, Marcelo Rollemberg, teve participação especial no programa.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17 horas, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em podcasts nos seguintes agregadores de áudio: www.soundcloud.com/brlatino, https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ , além de Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
11/11/2019 • 1 hour, 4 seconds
Celso Furtado e os 60 anos de formação econômica no Brasil com Alexandre Saes
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Alexandre Macchione Saes, doutor em História Econômica e professor da Faculdade de Economia e Administração da USP. Ele fala sobre o ciclo de debates Celso Furtado e os 60 anos de Formação Econômica do Brasil, que acontecem de 6 a 8 de novembro. O evento é uma realização conjunta do Sesc SP, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
Confira aqui a programação: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/…/celso-fur…
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
10/28/2019 • 58 minutes, 32 seconds
Política e economia no Brasil e América Latina com Ricardo Sennes
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Ricardo Sennes, cientista político, economista e sócio-diretor da consultoria Prospectiva. Ele fala sobre a conjuntura política e econômica do Brasil e as perspectivas da América Latina a partir das eleições que acontecem na Bolívia, Argentina e Uruguai.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
10/21/2019 • 57 minutes, 43 seconds
Música latino-americana com Sebastián Andrés, Los Primos e Pitoniza
Na edição de 14 de outubro, o Brasil Latino trouxe um programa especial com música latino-americana. O pesquisador e aluno de mestrado da USP, Sebástian Andrés Canto, idealizador da série "Que Ritmo É Esse", produzida pelo Grupo de Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Rádio USP, fala sobre a diversidade dos ritmos latinos. O grupo Los Primos de Brasil apresenta suas diferentes versões de cumbia. Para finalizar, Pitoniza, cantora de hip hop argentina, radicada no Brasil, traz sua produção autoral, mesclando rap e ritmos tradicionais.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
10/15/2019 • 55 minutes, 43 seconds
Economia na América Latina e Brasil com Bresser-Pereira
Nesta edição o Brasil Latino traz uma entrevista com o professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira. No estúdio, o jornalista Marco Piva conversa com o ex-ministro da Fazenda do governo José Sarney sobre o histórico Plano Bresser, a crise na Argentina e as perspectivas da economia no Brasil e na América Latina. A edição tem a participação especial do jornalista Rodolpho Gamberini.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
10/8/2019 • 56 minutes, 45 seconds
5 anos do massacre de Iguala com Omar García Velasquez
Em 26 de setembro de 2014, 43 alunos da Escola Rural Raúl Isidro Burgos, da comunidade de Ayotzinapa, desapareceram quando se dirigiam à cidade de Iguala de la Independencia, no estado mexicano de Guerrero, onde participariam de um protesto. Parados pela polícia, foram detidos, seus corpos nunca mais apareceram e os responsáveis pelo massacre nunca foram claramente identificados e condenados. Os estudantes sobreviventes até hoje buscam justiça. Um deles, Omar García Velazquez, falou com exclusividade ao Brasil Latino. Confira nesta edição do Brasil Latino.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você também pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
9/30/2019 • 54 minutes, 52 seconds
Política externa e Brasil na ONU com David Magalhães
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva conversou com David Magalhães, professor de Relações Internacionais da #FAAP e da #PUCSP. Ele falou sobre política externa brasileira e a participação do #Brasil na #ONU.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos sua audiência.
9/25/2019 • 55 minutes, 12 seconds
Serviços públicos na América Latina com Gabriel Casnati e música com Olivia Gênesi
No Brasil Latino desta segunda-feira, 16 de setembro, tem entrevista em dose dupla. O jornalista Marco Piva conversa com Gabriel Casnati, do Public Services International, e Olivia Gênesi, cantora e compositora. Casnati fala sobre a situação dos trabalhadores que atuam nos serviços públicos e dos tratados de livre comércio na América Latina. Gênesi apresenta a sua trajetória musical e seus últimos trabalhos, marcados pela mistura de diferentes ritmos e gêneros.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino/ e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos sua audiência.
9/17/2019 • 57 minutes, 42 seconds
A carreira de Relações Internacionais com Chico Denis
No Brasil Latino desta segunda-feira, 9 de setembro, o jornalista Marco Piva entrevista Chico Denis, um dos líderes do movimento pela profissionalização e organização das Relações Internacionais. Ele fala da mobilização dos internacionalistas em torno do reconhecimento da carreira que tem atraído cada vez mais a atenção dos jovens em função das diferentes possibilidades de emprego. Denis é assessor internacional na Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e doutorando no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, onde edita a revista “Cadernos Prolam”.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino, nos podcasts da USP: https://jornal.usp.br/series/brasil-latino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos sua audiência.
#Brasil #Latino #americalatina #latinoamerica #economia #politica #USP #relações internacionais #internacionalistas #prolam
9/10/2019 • 52 minutes, 44 seconds
Economia e política na América Latina com Enrique García e Pedro Dallari
Enrique Garcia, ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, é o entrevistado do Brasil Latino da próxima segunda-feira, 2 de setembro. O programa, apresentado pelo jornalista Marco Piva , debate temas da conjuntura latino-americana. O economista boliviano é o titular da cátedra José Bonifácio do Centro Ibero-Americano no período 2019/2020. O professor do Instituto de Relações Internacionais e coordenador do CIBA, Pedro Dallari, também participa da entrevista.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos sua audiência.
#Brasil #Latino #americalatina #latinoamerica #economia #cepal #bolivia #politica #USP #amazonia
9/2/2019 • 57 minutes, 17 seconds
Conjuntura política na América Latina com Vladimir Safatle
Vladimir Safatle é o entrevistado deste episódio do Brasil Latino. Apresentado pelo jornalista Marco Piva, o programa vai ao ar às 5h da tarde pela Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Na entrevista, o professor de Teoria das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP fala sobre a conjuntura política do Brasil e da América Latina, além de apresentar canções de seu CD “Músicas de superfície”.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer. Acesse e curta nossa página no FaceBook, www.facebook.com/brlatino/.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos sua audiência.
#Brasil #Latino #americalatina #latinoamerica #safatle #filosofia #politica #Usp
8/26/2019 • 53 minutes, 26 seconds
Impacto de reforma trabalhista no jornalismo com Roseli Figaro e Claudia Nonato
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista as professoras Roseli Figaro e Claudia Nonato, da Escola de Comunicação e Artes da USP. Elas falam sobre os atuais arranjos trabalhistas na área do jornalismo, o impacto das reformas trabalhistas e das novas tecnologias da informação.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer. Acesse e curta nossa página no FaceBook, www.facebook.com/brlatino/.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
8/26/2019 • 55 minutes, 46 seconds
Relações comerciais entre Brasil e América Latina com José Madeira
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista José Madeira, engenheiro e presidente da consultoria River Global, especializada em comércio internacional. Ele também é ex-professor da Universidade Mackenzie e do IBMEC, entre outras instituições.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer. Acesse e curta nossa paagina no FaceBook, www.facebook.com/brlatino/.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
8/5/2019 • 55 minutes, 19 seconds
Música latina com o Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo
Na edição do Brasil Latino de 29 de julho, o jornalista Marco Piva entrevistou o duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo. A dupla pesquisa e toca composições latino-americanas e, no programa. No programa eles contam a história do duo e falam sobre a importância dos compositores latinos contemporâneos.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
7/30/2019 • 53 minutes, 26 seconds
Relações Internacionais com a embaixadora Irene Vida Gala
O jornalista Marco Piva aborda as relações Brasil-África e seus impactos e influência na América Latina na edição de hoje (22/7) do Brasil Latino. A entrevistada é a embaixadora Irene Vida Gala, subchefe da representação dó Itamaraty em São Paulo. Ela é especialista em estudos sobre a África e foi representante brasileira em Gana. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
7/22/2019 • 55 minutes, 43 seconds
Direitos trabalhistas com Antônio Rodrigues e hip hop com Pitoniza
O jornalista Marco Piva entrevista no Brasil Latino desta segunda-feira, 15 de julho, o professor de Direito do Trabalho e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Antonio Rodrigues de Freitas. Ele desenvolve pesquisas sobre Trabalho e Plataformas Digitais, Proteção Social do Migrante e Mediação de Conflitos. Recentemente, organizou a cartilha de direitos trabalhistas e previdenciários para migrantes e refugiados numa parceria entre a Universidade de São Paulo e a organização católica Cáritas. Na parte musical, a cantora argentina de hip hop Pitoniza.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
7/15/2019 • 55 minutes, 26 seconds
Cooperação entre USP e universidades da América Latina com Amâncio Jorge de Oliveira
No Brasil Latino desta segunda-feira, 8 de julho, o jornalista Marco Piva entrevista o professor Amâncio Jorge de Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais da USP. Ele desenvolve um projeto inédito de diplomacia científica e de inovação em cooperação com várias instituições internacionais. Ele também aborda o recente acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
7/8/2019 • 51 minutes, 39 seconds
Músicas da américa latina com Los Primos
Esta edição do Brasil Latino está bem animada com a participação do grupo Los Primos de Brasil, formado por músicos chilenos, argentinos e brasileiros. No estúdio da Rádio USP FM 93,7, eles falam da história da banda e apresentam um repertório variado da riqueza musical da América Latina.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você pode escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
#USP #Entrevista #Latinoamerica #Brasil #AoVivo #Musica #Latino
7/3/2019 • 55 minutes, 7 seconds
Fórum Social Mundial com Carlos Tibúrcio
O Fórum Social Mundial é o tema do Brasil Latino desta segunda-feira, 24 de junho, às 17h. No estúdio da Rádio USP 93,7, o jornalista Marco Piva entrevista O ativista Carlos Tibúrcio, membro do comitê internacional é um dos fundadores do FSM. Ela faz uma análise da atuação dos movimentos sociais pelo mundo e, em especial, na América Latina. Na parte musical, Mercedes Sosa, Victor Jara e Elis Regina.
O Brasil Latino vai ao toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
#FSM #ForumSocialMundial #USP #Entrevista #Latinoamerica #BrasilLatino
6/25/2019 • 54 minutes, 53 seconds
30 anos do Memorial da América Latina com Jorge Damião
Esta edição do Brasil Latino tem a presença de Jorge Damião, presidente da Fundação Memorial da América Latina. Em entrevista ao jornalista Marco Piva, ele fala de seus planos de gestão e dos 30 anos da criação do Memorial, inspirado na arquitetura de Oscar Niemeyer e nas ideias do antropólogo Darcy Ribeiro. Na parte musical, 14 Bis e Roupa Nova.
O Brasil Latino vai ao toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
Você escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
6/18/2019 • 55 minutes, 42 seconds
Festival Cultural e Gastronômico "Soy Latino" com Oriana Jarra e Ives Berger
O Brasil Latino faz um convite especial para você e sua família. É o Soy Latino Festival Cultural e Gastronômico Latino Americano de SP 2019, que acontecerá no sábado, 15 de junho, das 12h às 21h, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Organizado pelo Projeto Presença da América Latina -PAL e El Guia Latino Guia Latino, o evento traz música, gastronomia e arte dos diferentes países latino-americanos que tem imigrantes vivendo na capital paulista. No programa desta segunda-feira, 10 de junho, o jornalista Marco Piva entrevista a socióloga chilena Oriana Jara e o economista peruano Ives Berger, responsáveis pelo festival, que chega a sua sétima edição. Na seleção musical, o Brasil Latino apresenta Ana Cañas, Perota Chingo, Monsieur Periné e Bomba Estéreo. O Brasil Latino vai ao toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz(São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e nos serviços de áudio como Spotify, iTunes e Deezer. Você também pode acessar a nossa página no Facebook ou escrever para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência e os seus comentários, sugestões e críticas.
#Latinoamerica #latino #americalatina #memorialdaamericalatina #gastronomia
6/10/2019 • 52 minutes, 22 seconds
Formação econômica latinoamericana com Alexandre Freitas
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Alexandre de Freitas Barbosa, mestre em História Econômica e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Ele é professor de História Econômica e Economia Brasileira e Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP - Universidade de São Paulo. Com pesquisas sobre o mercado de trabalho, desigualdade social e China, ele fala da formação econômica brasileira e latino-americana e as perspectivas atuais. Na parte musical, Astor Piazzolla, Buena Vista Social Club e Luis Miguel. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto. Para sugestões de pauta, críticas e opiniões, escreva para ouvint@usp.br ou mande um whatsapp: (11) 97519-8382.
6/3/2019 • 56 minutes, 8 seconds
Pensamento crítico na América Latina com Lúcio Oliver
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevistou o professor Lúcio Oliver, do programa de pós-graduação de Estudos da América Latina da Universidade Autônoma do México. Ele é especialista em Pensamento Crítico e participou recentemente do I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, organizado pelo PROLAM/USP.
O Brasil Latino, agora com 1 hora de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br . Esperamos sua sugestão de pauta, opinião ou crítica, além, é claro, a sua audiência!
#Brasil #Latino #Latinoamerica #AméricaLatina #Entrevista #Educação #pensamentocrítico
5/28/2019 • 57 minutes, 8 seconds
Ascenção da direita na América Latina com Pietro Alarcón
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva conversa com Pietro Alarcón, professor e coordenador da área de direito constitucional da PUC - SP sobre a ascensão da direita na América Latina.
Também participam, falando sobre as consequências dos recentes cortes nas bolsas de pesquisa no Brasil Bernardo Mansano Fernandes, coordenador do programa de pós graduação de desenvolvimento territorial da América Latina e Caribe da UNESP São Paulo, Marilene Proença, diretora do Instituto de Psicologia da USP e Júlio Suzuki, coordenador do Prolam. O Brasil Latino, agora com 1 hora de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Você pode ouvir esta edição do programa e todas as edições do programa em www.soundcloud.com/brlatino e como podcast nos principais serviços de áudio (iTunes, Spotify e Deezer). Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br . Esperamos sua sugestão de pauta, opinião ou crítica, além, é claro, a sua audiência!
#Brasil #Latino #Latinoamerica #Politica #USP #AméricaLatina #Entrevista #UNESP #PUC
5/14/2019 • 55 minutes
Entrevista com Bernardo Ricupero e homenagem a Beth Carvalho
O Brasil Latino completa 2 anos no ar com uma homenagem à madrinha do samba brasileiro, Beth Carvalho, com a apresentação das canções que marcaram a sua carreira. No estúdio, o jornalista Marco Piva entrevista o professor Bernardo Ricupero, do departamento de Ciência Política da USP e especialista em pensamento político latino-americano. O Brasil Latino, agora com 1 hora de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Todas as edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e, como podcast, nos principais serviços de áudio (iTunes, Spotify e Deezer). Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br . Esperamos sua sugestão de pauta, opinião ou crítica, além, é claro, a sua audiência!
5/6/2019 • 55 minutes, 24 seconds
Movimentos sociais na Colômbia e Congresso Pensamento e Pesquisa na América Latina
Esta edição do Brasil Latino traz entrevista com a jornalista e professora de Relações Culturais na América Latina, Margarida Nepomuceno. Ela faz parte da comissão de organização do I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina e do III Simpósio internacional Pensar e Repensar a América, que acontecem de 6 a 10 de maio.
O jornalista Marco Piva entrevista também Catalina Gonzalez Zambrano, mestra em Antropologia Social pela Escola e doutora em Sociologia pela USP.
Atualmente pós-doutoranda no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Catalina fala sobre os movimentos sociais colombianos.
O Brasil Latino, agora com 1 hora de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Todas as edições do programa nas principais plataformas de áudio (iTunes, Spotify e Deezer). Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br . Esperamos a sua audiência!
4/30/2019 • 53 minutes, 31 seconds
40 anos da 1ª Bienal da América Latina com Fabricia Jordão e o caso de Suzano com Marilene Proença
O Brasil Latino desta segunda-feira, 22 de abril, traz entrevista com a diretora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Marilene Proença, responsável pela equipe interdisciplinar que está trabalhando junto aos parentes das vítimas e da comunidade da Escola Estadual Raúl Brasil, em Suzano, onde dez pessoas morreram num atentado no dia 13 de março. Ela conta as dificuldades e desafios para superar a tragédia. O jornalista Marco Piva entrevista também a historiadora Fabrícia Jordão, curadora da exposição I Bienal Latino-americana de São Paulo – 40 anos depois, que está em cartaz até o dia 5 de maio no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. A Bienal, realizada em 1978, foi um marco importante para as artes visuais do continente. Por motivos nunca esclarecidos, o evento não mais aconteceu.
O Brasil Latino, agora com 1 hora de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
4/22/2019 • 54 minutes, 11 seconds
Ritmos latinos com Sebastián Andrés Diaz
Esta edição do Brasil Latino é especial, com muita música latino-americana, de todos os ritmos, linguagens e cores. Entre os países visitados estão #Cuba, #Colômbia e #Perú. No estúdio, o jornalista Marco Piva entrevista Sebastián Andrés Diaz, pesquisador da música da América Latina. O Brasil Latino, agora com 1 hora de duração, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, na Rádio USP FM - 93,7Mhz e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Todas as edições do programa estão disponibilizadas em www.soundcloud.com/brlatino e também como podcast no Spotify, Deezer e iTunes. Quem quiser falar com o Brasil Latino, pode escrever para ouvinte@usp.br . Esperamos a sua audiência!
4/16/2019 • 53 minutes, 50 seconds
Estreia da temporada 2019 BRASIL LATINO parte 01
A nova temporada do Brasil Latino estreia nesta segunda-feira, 8 de abril, agora com 1 hora de duração. O programa foi gravado no Espaço 91 com participação ao vivo de Carlinhos Antunes e banda, além de convidados especiais: Luiz Roberto Serrano, Paulo Dallari, Pedro Feliú, Marcio Bobik, Paulo Feldmann, Aldaíza Sposati, Florestan Fernandes, Eduardo Ribeiro, Haroldo Ceravolo, José Paulo Kupfer, Jose Marcos Thalenberg, Michael Haradom e Bazuchi. O Brasil Latino busca aproximar o Brasil da América Latina e a América Latina do Brasil e vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
4/6/2019 • 21 minutes, 20 seconds
Estreia da temporada 2019 BRASIL LATINO parte 03
A nova temporada do Brasil Latino estreia nesta segunda-feira, 8 de abril, agora com 1 hora de duração. O programa foi gravado no Espaço 91 com participação ao vivo de Carlinhos Antunes e banda, além de convidados especiais: Luiz Roberto Serrano, Paulo Dallari, Pedro Feliú, Marcio Bobik, Paulo Feldmann, Aldaíza Sposati, Florestan Fernandes, Eduardo Ribeiro, Haroldo Ceravolo, José Paulo Kupfer, Jose Marcos Thalenberg, Michael Haradom e Bazuchi. O Brasil Latino busca aproximar o Brasil da América Latina e a América Latina do Brasil e vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
4/6/2019 • 20 minutes, 31 seconds
Estreia da temporada 2019 BRASIL LATINO parte 02
A nova temporada do Brasil Latino estreia nesta segunda-feira, 8 de abril, agora com 1 hora de duração. O programa foi gravado no Espaço 91 com participação ao vivo de Carlinhos Antunes e banda, além de convidados especiais: Luiz Roberto Serrano, Paulo Dallari, Pedro Feliú, Marcio Bobik, Paulo Feldmann, Aldaíza Sposati, Florestan Fernandes, Eduardo Ribeiro, Haroldo Ceravolo, José Paulo Kupfer, Jose Marcos Thalenberg, Michael Haradom e Bazuchi. O Brasil Latino busca aproximar o Brasil da América Latina e a América Latina do Brasil e vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
4/6/2019 • 15 minutes, 36 seconds
Combate ao crime transnacional com Eduardo Salcedo-Albarán
No programa de 1º de abril, o jornalista Marco Piva entrevista o colombiano Eduardo Salcedo-Albarán. Filósofo e mestre em ciência política, ele também é diretor do instituto Scientific Vortex e do Observatório Global de Redes de Crimes Transnacionais. Albarán é um consultor especializado em combater a corrupção e a lavagem de dinheiro internacional, ajudando diversos governos a conseguir provas com uma metodologia moderna e inovadora.
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Opiniões, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. O programa está disponibilizado em https://soundcloud.com/brlatino
Esperamos a sua audiência.
#Latino #Latinoamerica #politica #RI #americalatina #crime #entrevista #democracia
4/1/2019 • 31 minutes, 13 seconds
Educomunicação com o professor Ismar de Oliveira
Nesta edição do Brasil Latino o jornalista Marco Piva entrevista o professor Ismar de Oliveira Soares, idealizador da Educomunicação, uma metodologia que une educação popular e comunicação alternativa com foco na promoção da cidadania. Aplicada em diferentes comunidades e adotada como programa na rede de ensino municipal de São Paulo, a Educomunicação ganhou o status de licenciatura na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde Ismar é professor. Na parte musical, 14 Bis com "Bola de meia, bola de gude" e "Caçador de mim".
O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Opiniões, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br.
3/25/2019 • 29 minutes, 1 second
História da esquerda latino-americana com Lincoln Secco
No programa desta segunda-feira, 18 de março, o jornalista Marco Piva entrevista o historiador Lincoln Secco, livre-docente de História Contemporânea no departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele fala sobre a história da esquerda latino-americana, em especial a brasileira, e os seus desafios contemporâneos diante do avanço da extrema-direita. Na parte musical, Belchior ("Apenas um rapaz latino-americano") e Tavito ("Rua Ramalhete"). O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Opiniões, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. O programa está disponibilizado em www.soundcloud.com/brlatino Esperamos a sua audiência!
3/15/2019 • 28 minutes, 32 seconds
Crise política na Venezuela com Wanderley Messias
Na edição do Brasil Latino de 11 de março o jornalista Marco Piva entrevista Wanderley Messias da Costa, professor titular do departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ele é especialista em Geopolítica e Relações Internacionais e fala sobre a crise política na Venezuela como epicentro de um novo foco de conflito mundial, dessa vez com participação do Brasil. Na parte musical, o cubano Silvio Rodríguez ("Te doy una canción") e a cantora uruguaia Ana Prada ("Tu vestido"). O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
Opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
3/12/2019 • 30 minutes, 58 seconds
Mobilidade urbana na América Latina com Clarisse Linke
Na edição do Brasil Latino desta segunda-feira (25 de fevereiro), o jornalista Marco Piva entrevista Clarisse Cunha Linke, especialista em políticas públicas de mobilidade urbana. Com mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science, ela mostra um panorama das propostas de mobilidade urbana que estão sendo desenvolvidas no Brasil e na América Latina. Na parte musical, o cubano Silvio Rodríguez e o argentino Mintcho Garramone e a Orquestra Atípica. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
Opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
2/22/2019 • 31 minutes, 11 seconds
Dilemas éticos com Renato Janine Ribeiro
Na edição do Brasil Latino de segunda-feira (18 de fevereiro), o jornalista Marco Piva entrevista o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, professor de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e autor de vários livros sobre política e ética, entre os quais “A boa política” e “A pátria educadora em colapso”. Na entrevista, ele fala de sua experiência à frente do MEC e dos dilemas éticos que a sociedade brasileira enfrenta atualmente, bem como da necessidade de maior integração com a América Latina. Na parte musical, Tico Santa Cruz e Flavio Renegado mostram a voz indignada dos morros cariocas. A banda Che Sudaka traz a cumbia moderna unindo músicos argentinos e colombianos. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Esperamos a sua audiência!
2/15/2019 • 32 minutes, 13 seconds
Previdência social na América Latina e no Brasil com Jean Martins
Nesta edição do Brasil Latino o assunto é reforma da previdência. O jornalista Marco Piva entrevista o professor da Universidade federal de Uberlândia e especialista em direito previdenciário, Jean Martins. Ele fala sobre a reforma da Previdência que está sendo preparada pela equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes e sobre reformas similares, feitas em países da América Latina, incluindo a recente reforma feita neo liberal feita no Chile, que é vista como modelos para a brasileira. O Brasil Latino vai ao ar pela Rádio USP FM - 93,7Mhz às 17:10h toda segunda-feira. Opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência!
Programa transmitido em 11/02/2019.
2/11/2019 • 27 minutes, 18 seconds
Imigração na América Latina com Oriana Jara
Na edição do Brasil Latino desta segunda-feira (4 de fevereiro), o tema é a imigração na América Latina, um fenômeno que tem se agudizado no mundo todo. Para falar sobre o assunto, o jornalista Marco Piva entrevista a socióloga chilena Oriana Jara, ativista dos direitos dos imigrantes hispano latinos em São Paulo. Ela é presidente do Projeto Presença da América Latina e atua na coordenadoria do imigrante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da capital paulista. Na parte musical, o movimento da nova cumbia com o argentino Vicentico e o colombiano Juanes. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Você pode acompanhar o programa pelo www.soundcloud.com/brlatino Opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência!
2/1/2019 • 28 minutes, 23 seconds
Economia e política na América Latina e no Brasil com Carlos Eduardo Lins da Silva
Nesta edição do Brasil Latino entrevistamos o jornalista, escritor e professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Carlos Eduardo Lins e Silva.
Carlos Eduardo foi diretor de redação da Folha de S. Paulo, onde também exerceu as funções de correspondente nos Estados Unidos e ombudsman. Foi editor no jornal Valor Econômico e apresentou o programa “Roda Viva”, da TV Cultura.
Atualmente é membro do GACINT, o Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP. Entrevista transmitida em 21/01/2019.
1/21/2019 • 30 minutes, 38 seconds
Inovações em mobilidade urbana na América Latina com Walter Figueiredo
Na edição de 14/01/19 do Brasil Latino, o tema é mobilidade urbana, com experiências trazidas de toda a América Latina e a sua importância para o futuro de nossas cidades. O jornalista Marco Piva entrevista o economista e cientista ambiental Walter Figueiredo. Atualmente no World Resources Institute, ele é especialista em mudanças climáticas e mobilidade urbana, com um foco em políticas públicas.
O programa é transmitido pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
Para opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência!
1/14/2019 • 24 minutes, 7 seconds
Perspectivas para 2019 com Janina Onuki e Wagner Iglecias
Nesta edição o Brasil Latino traz uma retrospectiva de 2018 e as perspectivas para 2019 com a participação da professora Janina Onuki, diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP), e do professor Wagner Iglecias, do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo. Na parte musical, Calle 13 e Mercedes Sosa. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).
Para opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência! Programa transmitido em 17/12/18.
12/18/2018 • 29 minutes, 12 seconds
Posse de Andrés Manuel López Obrador com Adrian Lavalle
Nesta edição do Brasil Latino o tema é a posse do novo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Na condução de uma das maiores economias da América Latina, AMLO, como é conhecido, promete um duro combate à corrupção e ao neoliberalismo que, segundo ele, tem condenado os mexicanos ao atraso e à pobreza. Para falar sobre o tema, o jornalista Marco Piva entrevista o professor Adrian Gurza Lavalle, do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Para opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência!
Programa transmitido em 10/12/2018.
12/10/2018 • 29 minutes, 36 seconds
Programa Mais Médicos com José Marcos Thalemberg
Na edição do Brasil Latino o tema é o programa Mais Médicos e a saída dos profissionais cubanos do país. No estúdio, o jornalista Marco Piva a entrevista o dr. Jose Marcos Thalenberg, supervisor do programa no município de Franco da Rocha, na grande São Paulo. Na parte musical, Buena Vista Social Club. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Para opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência!
Programa transmitido em 03 de dezembro de 2018.
12/3/2018 • 29 minutes, 2 seconds
Ciclismo como meio de transporta na América Latina com JP Amaral
O Brasil Latino desta segunda-feira (26/11) traz entrevista com João Paulo Amaral, mais conhecido como JP Amaral, fundador da rede Bike Anjo e coordenador do projeto “Bicicleta nos Planos”, no qual assessora municípios no desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana. Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, ele trabalhou com a Fundação Alexandre Von Humboldt, da Alemanha, e tem visitado e estudado os diferentes modelos do uso da bicicleta em capitais na América Latina. Apresentado pelo jornalista Marco Piva, o Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h, na Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Críticas, opiniões e sugestões podem ser enviadas para ouvinte@usp.br .
11/26/2018 • 28 minutes, 54 seconds
Relações Brasil - América Latina sob a gestão de Jair Bolsonaro com José Paulo Kupfer
Neste edição do Brasil Latino, entrevistamos José Paulo Kupfer, jornalista há mais de 50 anos com especialização em economia e formação na Faculdade de Economia e Administração da USP. Ele é colunista do site Poder 360, além de escrever e apresentar um programa semanal no portal Estadão. Na pauta as perspectivas das relações econômicas da América Latina com o Brasil a partir da vitória de Jair Bolsonaro. O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 17h05, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Você também pode ouvir os programas anteriores aqui: https://soundcloud.com/brlatino. Para opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br. Aguardamos a sua audiência!
11/16/2018 • 27 minutes, 44 seconds
Professor Pedro Feliú Ribeiro sobre encontro do Grupo de Investigação em RI da ALACIP
Nesta edição do Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Pedro Feliú Ribeiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro do Centro de Estudos das Negociações Internacionais. Ele fala sobre o encontro do Grupo de Investigação em Relações Internacionais da Associação Latino-americana de Ciência Política, que acontece pela primeira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. No cardápio musical, Milton Nascimento e Gonzaguinha. Programa transmitido em 12 de novembro. Para opinião, críticas e sugestões, escreva para ouvinte@usp.br.
11/12/2018 • 30 minutes, 58 seconds
Culinária na América Latina com Carlos Alberto Dória e Orlando Dantas
As relações culturais na culinária brasileira e latinoamericana são o tema desta edição do Brasil Latino. O jornalista Marco Piva entrevista o doutor em sociologia pela Unicamp, escritor e autor de "A culinária capara da paulistânia", Carlos Alberto Dória e o chef Orlando Dantas - Gastronomia. do Restaurante Sabor Latino. Quer participar do Brasil Latino? Escreva para ouvinte@usp.br.
Programa transmitido em 05 de novembro de 2018.
11/6/2018 • 29 minutes, 25 seconds
Diplomacia brasileira: cenário mundial e regional com Guilherme Casarões
No Brasil Latino de 8 de outubro, entrevista com Guilherme Casarões, doutor em Ciência Política pela USP e professor de Administração Pública da FGV. Ele faz um histórico da diplomacia brasileira e a inserção do país no cenário mundial e regional. Na parte musical, participação do Buena Vista Social Club. O Brasil Latino, apresentado pelo jornalista Marco Piva, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h10, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto. Quem quiser fazer sugestões e críticas escreva para ouvinte@usp.br
11/1/2018 • 29 minutes, 36 seconds
Especial - Fiesta del Día de los Muertos com o cônsul Oscar Soberanes(MEX) e Adriana Beretta
As relações culturais entre o México e o Brasil é o tema do Brasil Latino que foi ao ar em 22 de outubro na Rádio USP FM - 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). No estúdio, o jornalista Marco Piva entrevista o cônsul mexicano para assuntos culturais em São Paulo, Oscar Soberanes Benitez, o museólogo Arthur Jorge e a gerente de programação artística da Fundação Memorial da América Latina, Adriana Beretta. Como exemplo do intercâmbio entre os dois países, nos dias 27 e 28 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, acontece a Festa do Dia dos Mortos (Fiesta del Día de los Muertos), uma manifestação tradicional mexicana que resgata a cultura indígena pré-colombina. Quem quiser participar do Brasil Latino, escreva para ouvinte@usp.br.
11/1/2018 • 27 minutes, 12 seconds
Entrevista com Laura Chinchilla sobre missão de observação eleitoral da OEA
A eleição no Brasil é tema desta edição do Brasil Latino. O jornalista Marco Piva entrevista Laura Chinchilla, ex-presidenta da Costa Rica e que está chefiando a missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos no Brasil. Na entrevista ela fala sobre as urnas eletrônicas e a influências das chamadas fake news nestas eleições. Quem quiser participar do Brasil Latino, escreva para ouvinte@usp.br.
10/29/2018 • 30 minutes, 39 seconds
Música, teatro e arte de rua com Jorge Zeta
Jorge Zetas, multi-artista uruguaio radicado no Brasil e que passou por diversos países, entre eles, México, Venezuela, Cuba, Alemanha, Hungria, Bélgica e Holanda. Ele comenta sobre suas pesquisas e experiências com diversas áreas na América Latina, como a música, artes cênicas, circo e a arte de rua. O Brasil Latino, apresentado pelo jornalista Marco Piva, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h10, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz(São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Programa transmitido em 06/08/18.
10/23/2018 • 28 minutes, 35 seconds
Populismo na América latina com André Kaysel
Populismo, nacionalismo, marxismo e democracia na América Latina. Esses são os temas da entrevista com o professor André Kaysel, do departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP. Apresentado pelo jornalista Marco Piva, o programa vai ao ar pela Rádio USP FM - 93,7Mhz e Rádio USP FM 107,9. Comentários, sugestões e críticas, escreva para ouvinte@usp.br. Entrevista transmitida em 15/10/18.
10/23/2018 • 31 minutes, 7 seconds
Democracia e cidadania na América Latina com Carlos Lugo
Entrevista com Carlos Lugo, que discute a democracia e a cultura da cidadania na América Latina. Ele é professor da Universidade Tecnologica de Monterrey, especialista em Políticas Públicas e diretor da cátedra de Cidadania na América Latina. É também o vice-coordenador da cátedra José Bonifácio, do Instituto de Relações Internacionais da USP, para o biênio 2018-2019. O Brasil Latino, apresentado pelo jornalista Marco Piva, vai ao ar toda segunda-feira, às 17h10, pela Rádio USP FM - 93,7Mhz(São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Programa transmitido em 01/10/18.
10/2/2018 • 27 minutes, 45 seconds
Inclusão digital e democracia, com Irineu Barreto e Rafael Rizzi
(PT)
Nesta edição do Programa Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista o professor e advogado Irineu Barreto e o pós-graduando Rafael Rizzi. Os entrevistados falam sobre inclusão digital, educação e democracia na internet.
(ES)
En esta edición del Programa Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista al profesor y abogado Irineu Barreto y al estudiante de posgrado Rafael Rizzi. Los invitados hablan sobre inclusión digital, educación y democracia en Internet.
9/25/2018 • 27 minutes, 56 seconds
Atividades acadêmicas no PROLAM, com Lisbeth Rebollo
(PT)
Nesta edição do Programa Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista a professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da USP (PROLAM-USP), Lisbeth Rebollo Gonçalves.
(ES)
En esta edición del Programa Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista a la profesora y coordinadora del Programa de Posgrado en Integración Latinoamericana de la USP (PROLAM-USP), Lisbeth Rebollo Gonçalves.
9/24/2018 • 28 minutes, 25 seconds
Especial Musical, com Milton Nascimento
(PT)
Nesta edição do Programa Brasil Latino, ouviremos as principais músicas do cantor brasileiro Milton Bituca Nascimento, natural do estado de Minas Gerais e um dos principais nomes da música popular brasileira dos últimos tempos.
(ES)
En esta edición del Programa Brasil Latino, escucharemos las principales canciones de Milton Bituca Nascimento, nacido en el estado de Minas Gerais y uno de los principales nombres de la música popular brasileña de los tiempos recientes.
8/2/2018 • 28 minutes, 55 seconds
Doenças e infectologia, com Gustavo H. Johanson
(PT)
Nesta edição do Programa Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista o infectologista Gustavo H. Johanson, médico especializado em Medicina do Viajante no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo.
(ES)
En esta edición del Programa Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista al infectólogo Gustavo H. Johanson, médico especialista en Medicina del Viajero del Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo.
5/14/2018 • 30 minutes, 38 seconds
Programa Inaugural, com Pedro Dallari e Lisbeth Gonçalves
(PT)
Na primeira edição do programa Brasil Latino, o jornalista Marco Piva entrevista Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP) e Lisbeth Gonçalves, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da USP (PROLAM-USP).
(ES)
En la primera edición del programa Brasil Latino, el periodista Marco Piva entrevista a Pedro Dallari, director del Instituto de Relaciones Internacionales de la USP (IRI-USP) y a Lisbeth Gonçalves, coordinadora del Programa de Posgrado en Integración de América Latina de la USP (PROLAM-USP ).
5/14/2018 • 29 minutes, 45 seconds
Religião na América Latina, com Frei Betto
(PT)
Na edição veiculada em 03 de julho de 2017, o jornalista Marco Piva entrevistou Frei Betto, frade dominicano e figura ativa na luta progressista católica na América Latina. Durante a entrevista, questões como desigualdade, religião, economia e política do continente foram debatidas, bem como os possíveis rumos para superação de problemas crônicos enfrentados pela América Latina na atualidade.
(ES)
En la edición del 3 de julio de 2017, el periodista Marco Piva entrevistó a Frei Betto, fraile dominico y figura activa en la lucha católica progresista en América Latina. Durante la entrevista se debatieron temas como la desigualdad, la religión, la economía y la política en el continente, así como las posibles direcciones para superar los problemas crónicos que enfrenta América Latina en la actualidad.