sabias que alexandre, o grande começou a governar com 20 anos? sabias que ser adulto é não fazer ideia do que se está a fazer, mas fazer na mesma? venho só trazer uma ideia que a mim, me tirou muita pressão dos ombros. até para a semana.
2/24/2024 • 20 minutes, 48 seconds
celebridades são só pessoas
adoração excessiva a famosos. da infância à idade adulta, a necessidade de idolatrar pessoas que não permitimos serem apenas seres humanos.
2/18/2024 • 36 minutes, 42 seconds
porque usamos marcas?
estereótipos, comprar marcas de luxo, do superficial à afirmação de grupo, comprar de forma refletida e fazer de tudo para nos inserirmos em caixas que às tantas, se calhar nem são bem as nossas. foi muita coisa.
2/11/2024 • 37 minutes
nem tudo acontece por um motivo
"everything happens for a reason" tatuou muita gente na era tumblr, e levamos todos connosco desde essa altura o lema de que até a pior das desgraças, há de ter um propósito. não sei se concordo totalmente com isto.
1/27/2024 • 43 minutes, 13 seconds
ser vulnerável
acredito muito que pensar é o nosso maior atributo, que a vulnerabilidade tem mais de mágico do que uma fraqueza, mas infelizmente, pensar no que é existir é muito pouco ~~trendy, porque o que é bom, é a superficialidade.
1/13/2024 • 31 minutes, 35 seconds
somos únicos, mas substituíveis
um eterno paradoxo. quando olho para trás, vejo que a minha vida já teve muitas entradas e saídas, pessoas desapareceram e outras ocupam agora lugares que não pensei que pudessem vir a ocupar. apesar disso, ninguém "é" algo da mesma forma que outra pessoa...há coisas que nos tornam únicos, ainda que "substituíveis". confuso? melhor ouvir o episódio.
1/6/2024 • 33 minutes, 40 seconds
ter espírito natalício?
navegar a época festiva não é sempre fácil. com o natal chegam coisas maravilhosas, mas para muita gente, também um álbum de lembranças, uma caixa de receios e uma aversão à tradição. refletimos vezes suficientes o natal?
12/10/2023 • 33 minutes, 53 seconds
homofobia, medo de quê?
mais vale ouvir.
partilha comigo o que achaste deste episódio e até outras dúvidas existenciais. não te esqueças de deixar as 5 estrelinhas, que nos ajuda a chegar a mais pessoas!
12/2/2023 • 36 minutes, 41 seconds
conexão
o que é que nos liga? profundamente. as nossas relações têm-se alterado, e ao mesmo tempo que nos conseguimos relacionar de formas anteriormente impossíveis, não terá isso tornado as nossas conexões mais superficiais?
11/26/2023 • 30 minutes, 32 seconds
5 coisas que aprendi
julgava que por serem apenas cinco, seria um episódio curtinho, mas estava enganada - capacidade de síntese cada vez pior ehehe. neste episódio reúno algumas das coisas que a vida me ensinou nos últimos anos, que podiam ser óbvias, mas que a sara mais nova não desvendou.
11/19/2023 • 44 minutes, 41 seconds
a pressão de criar algo
publiquei um livro e estou a fazer o luto do projeto. paira em mim uma obrigação de fazer mais, não sei se totalmente por ambição ou se por me sentir pressionada. quem me mete esta pressão? damos espaço, enquanto sociedade, aos criativos para criarem o que lhes faz sentido? também não sei se há espaço para ter esse espaço, afinal...o dinheiro é uma questão.
11/11/2023 • 34 minutes, 18 seconds
"a sorte dá muito trabalho"
o que é realmente a sorte? podemos falar de sorte sem falar em contexto? esta pergunta acompanha-me há algum tempo, questiono-me se o mérito pode ser real, quando tantas condicionantes da nossa vida nos foram dadas sem que as escolhêssemos. episódio confuso, aviso já.
11/4/2023 • 33 minutes, 26 seconds
ser humilde, bom para quem?
alguém decidiu que o oposto de humildade é egocentrismo, e não sei se concordo.
10/14/2023 • 24 minutes, 46 seconds
às vezes eu sou o problema
é muito mais fácil culpar os outros, o nosso ego nem sempre simpatiza com a vulnerabilidade que é assumir um erro. a uma dada altura, todos somos a personagem tóxica do enredo, e é sobre isso que falamos hoje. porque nos custa tanto reconhecer que podemos ser o problema? além disso, será que se tornou moda ser-se tóxico?
9/30/2023 • 39 minutes, 51 seconds
o vazio
porque é que ficamos desconfortáveis no vazio? porque é que procuramos ruído para não pensar? como é que podemos existir melhor no silêncio? tudo perguntas que eu não sei responder.
9/21/2023 • 30 minutes, 3 seconds
escrever um livro
escrevi e publiquei um livro. processo criativo, frustrações, medos e insegurança.
9/16/2023 • 32 minutes, 12 seconds
intuição
devemos seguir a intuição ou ser mais pragmáticos? em que consiste realmente a intuição? ser humano é complicado.
artigo científico que gostei de ler sobre o assunto:
Lufityanto, G., Donkin, C., & Pearson, J. (2016). Measuring Intuition: Nonconscious Emotion
9/7/2023 • 34 minutes, 42 seconds
as plásticas e o conceito de bonito
ao longo da história já vivemos diferentes definições de "belo". qual é o impacto que este conceito tem na nossa auto-estima e comportamento individual? amar as imperfeições ou acabar com elas? decidimos conscientemente, ou influenciados pela moda?
8/24/2023 • 43 minutes, 58 seconds
o amor é incondicional?
não sei se existe amor incondicional, ou se existe, e as relações é que se tornam condicionais. hoje falamos sobre as limitações e condições que impomos (ou não) na nossa existência com os outros e refletimos sobre imaturidade emocional. é realista amar sem limites?
8/17/2023 • 35 minutes, 44 seconds
ponto mais inacessível da terra e outras coisas
este episódio é apenas (um "apenas" de 50 minutos) uma compilação de coisas que aprendi e ouvi ultimamente, maioritariamente focadas no mar. voltamos em breve com episódios de auto-análise.
8/11/2023 • 49 minutes, 24 seconds
procrastinação profissional
procrastinar é uma pedra no caminho de todos os humanos. tanta coisa para fazer, e ainda assim somos capazes de criar uma falsa utilidade em tarefas irrelevantes, para evitar as prioridades. não compreendemos bem a procrastinação, mas sabemos que que o fazemos. vamos tentar perceber porquê.
8/3/2023 • 34 minutes, 15 seconds
expectativas
creio que já todos criámos expectativas sobre a alguém e acabámos desiludidos. o que é que acontece quando o nosso standard deixa de ser realista e passa a ser uma fasquia inantigível? como nos relacionamos quando começamos a exigir ao outro aquilo que é o nosso nível confortável de expectativa? acho que exigimos demais. eu exijo demais.
7/30/2023 • 34 minutes, 8 seconds
coisas que todos fazemos
colar cabelos na parede do chuveiro, imaginar funerais ou pessoas nuas...vamos ter de reconhecer: as coisas que achamos que só nós é que fazemos, são feitas por muito mais pessoas.
7/20/2023 • 42 minutes, 43 seconds
perguntas que não sei responder
almas e reencarnação, vidas noutros planetas e a história de como tentei reanimar um homem no banco de trás do meu carro. foi muita coisa hoje. demasiada? obrigada por enviarem perguntas e pelo amor habitual ehe.
7/13/2023 • 53 minutes, 8 seconds
dependemos da religião?
voltei de marrocos a pensar no papel da religião na humanidade. para variar, não sei exatamente onde me posiciono, mas o meu contexto tem-me feito refletir.
7/7/2023 • 39 minutes, 1 second
merecer viver
parece que, para alguns, é preciso penar para usufruir de ser humano. eu pensava que bastava nascer, para se ter direito a viver. mas à partida, eu também não sou a pessoa indicada para definir esse conceito.
6/29/2023 • 23 minutes, 33 seconds
visita de estudo ao titanic
a humanidade é uma bizarria. ia falar sobre ter medo de parques aquáticos e tubarões, mas entretanto alguém pagou 250 mil dólares para embarcar numa lata nadadora até ao titanic afundado. dinheiro não traz inteligência, mas por acaso é pena.
6/22/2023 • 29 minutes, 44 seconds
glamour no burnout
estamos cansados, com dificuldade em estabelecer limites entre trabalho e descanso e, no meu caso, às vezes esqueço-me de quem sou nos tempos livres. mas por algum motivo, ainda há algumas cabeças-de-alho-chocho que acham que a carreira é o cerne da existência.
6/15/2023 • 36 minutes, 12 seconds
voluntariado não é tirar fotos com os pobrezinhos
esta descrição era a minha oportunidade de me redimir pela fraca articulação de pensamentos do episódio, mas acho que o título passa a mensagem. férias é bom, voluntariado é bom, nenhum deles precisa de romantizar e explorar a pobreza.
6/8/2023 • 37 minutes, 57 seconds
inteligência artificial
de repente há 49765 ferramentas de inteligência artificial à nossa disposição e entrámos todos num thriller, daqueles em que há aproximadamente zero pessoas que acreditam na sobrevivência do protagonista. mas não me parece que seja tudo assim tão linear, especialmente no que toca ao mundo da arte.
referências:
bella hadid - vogue, edição maio
projeto dada-data
the next rembrant
5/18/2023 • 29 minutes, 36 seconds
poliamor
comecei a ler o livro "polysecure" da piscoterapeuta jessica fern e estava aqui a pensar. o poliamor, a poligamia, não são certamente para toda a gente, mas têm muitos pontos interessantes a desconstruir, bué pontos.
5/18/2023 • 31 minutes, 2 seconds
o instagram é um teatro
as coisas que as redes sociais nos mostram nunca são verdade, ou não a verdade completa. é provável que admiremos alguém por algo que nem sequer existe. posso ainda ser "pessoa", sem depender da persona digital que criei? são muitas perguntas, melhor é ouvir.
5/11/2023 • 44 minutes, 28 seconds
existe uma forma certa de viver?
porque é que fazemos coisas que não queremos, mas que de alguma maneira nos parecem ser supostas? acho que não há uma fórmula de sucesso para a vida, até porque nem compreendo bem em que consiste "o sucesso", num mundo em que reconhecimento parece a mais importante das conquistas.